Vacinação contra a Pólio é prorrogada e Venâncio busca ampliar imunização

Olá Jornal
outubro31/ 2020

Em Venâncio Aires mais de 2,8 mil crianças precisam receber as gotinhas contra a paralisia infantil (Poliomielite). A imunização iniciou no dia 05 de outubro e encerraria neste sábado, 31. Em função da baixa procura, o Ministério da Saúde prorrogou a campanha que segue até o dia 21 de novembro. O objetivo é de garantir que não volte a circular no país a doença. Até esta quinta-feira, 29, na Capital do Chimarrão, 1.453 crianças foram imunizadas, representando 50,3% da meta. O objetivo é alcançar 90% do público-alvo.

Conforme a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Carla Lili Müller, a baixa procura acende o alerta. “Os pais e responsáveis precisam compreender a necessidade de levar as crianças ao posto de saúde mais próximo para realizar a imunização. É fundamental para evitar a circulação deste vírus, novamente no país.”

Um novo Dia D de vacinação ocorrerá no estado no dia 21 de novembro. A proposta é de abrir unidades e postos de vacinação ao longo do sábado, para oportunizar acesso às vacinas do calendário oficial do Ministério da Saúde.

O objetivo da campanha nacional é de reduzir o risco de reintrodução da poliomielite no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). O esquema vacinal de poliomielite é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Na campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação da situação vacinal para poliomielite.

As maiores de um ano, que estiverem com seus esquemas vacinais em dia, receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com a vacina em atraso, haverá a atualização. Já a Multivacinação atualiza a situação vacinal da população até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como o tétano, o sarampo e a febre amarela. A meta da Campanha Nacional de Vacinação de Poliomielite é vacinar 95% das crianças de um a cinco anos de idade com a dose D. Na Multivacinação, considerando que a estratégia consiste em atualização de esquemas em atraso, a avaliação será realizada a partir das doses aplicadas e registradas nos sistemas de informação no período.

Olá Jornal