Vacinação contra a Covid-19 completa um ano no Brasil com 68% da população com duas doses

Olá Jornal
janeiro17/ 2022

Motivo principal para que o Brasil parasse de perder mais de duas mil vidas por dia para a Covid-19 ao longo de quase dois meses, a vacinação completa um ano no país nesta segunda-feira. Prestes a alcançar 70% da população brasileira com as duas doses (ou dose única), a campanha de imunização foi – e ainda permanece – a responsável pela queda substancial de óbitos – hoje, com média próxima a 130 por dia – e hospitalizações pelo vírus, desafogando os hospitais lotados e amenizando, aos poucos, o estado de colapso que a saúde pública enfrentou no ano passado.

Objeto de embates entre políticos e campanhas de desinformação, a vacinação começou com calendário atrasado em relação a outros países como Argentina, México e Chile. Porém, evoluiu graças à adesão de uma população já acostumada a outros programas de vacinação de sucesso nas últimas décadas.

No entanto, além das quase 130 mortes diárias nas últimas semanas, o rápido avanço da variante ômicron por todo o país preocupa, com riscos de novo colapso na saúde, sinalizando à importância de que a população conclua o esquema vacinal – mais de 20 milhões não voltaram para tomar a segunda dose –, e que os públicos elegíveis procurem pela dose de reforço.

VENÂNCIO

Em Venâncio Aires a vacinação contra a Covid-19 completa um ano neste dia 19 de janeiro. Ao longo deste período, a Capital do Chimarrão já aplicou a segunda dose em 84,85% da população vacinável. Com dose de reforço, o índice chega a 11,29%, com mais de 6.512 vacinas aplicadas.

Olá Jornal