Usina fotovoltaica e nova sede são destaques dos 101 anos da Sicredi Vale do Rio Pardo

Olá Jornal
setembro18/ 2020

Uma das maiores e mais antigas cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul completa 101 anos nesta segunda-feira, 21 de setembro. A Sicredi Vale do Rio Pardo, fundada em 1919, reforça nesta data a importância do cooperativismo de crédito na região ao mostrar que, com o desenvolvimento sustentável, é possível fazer a diferença na comunidade e na vida do associado. Mesmo com as dificuldades impostas pela situação pandêmica, os projetos previstos para 2020 continuaram no decorrer do ano, como a implantação da usina solar fotovoltaica própria e a obra da nova sede administrativa da instituição.

Conforme o presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, o Sicredi se destaca pelo fomento ao crédito de energia sustentável por meio de financiamento de sistemas de geração de energia fotovoltaica. Neste sentido, a Cooperativa realizou um estudo para viabilizar a implantação da usina solar, um projeto inédito na área de atuação da Sicredi VRP no que diz respeito ao porte. “Além de retorno financeiro, o investimento também aponta para uma tendência de sustentabilidade na geração de energia limpa para a Cooperativa”, destacou o presidente.

A usina fotovoltaica será instalada em Rio Pardo, no Corredor Sul América, 1055, na localidade de Linha Tamanco, às margens da rodovia BR 471, em uma área próxima à Expoagro Afubra. O empreendimento vai gerar 500kWp de potência instalada, com a estimativa de instalação de 1.250 módulos. Já um sistema de microgeração vai contemplar a agência de Vale Verde, a única em que a rede elétrica está ligada à Certaja Energia, pois as demais pertencem à RGE. Desta forma, a Sicredi Vale do Rio Pardo terá 100% das suas unidades com energia limpa.

De acordo com Petry, os dois investimentos irão suprir toda a demanda de energia elétrica das unidades da Sicredi Vale do Rio Pardo. O projeto está na fase de seleção de fornecedor, com a participação de 26 empresas associadas. A escolha será por meio de avaliação de multicritérios, coordenada pela Comissão do Projeto Usina Fotovoltaica (CP-UFV), especialmente constituída para conduzir o processo de forma aberta e transparente. O fechamento de contrato está previsto para outubro, mesmo mês em que iniciam as instalações, com expectativa de conclusão para o início do próximo ano.

NOVA SEDE

Há dois anos, a Sicredi Vale do Rio Pardo realizou o lançamento da Pedra Fundamental da nova Sede Regional, localizada às margens da RSC 287, no trevo de acesso à Avenida Independência, cujas obras iniciaram em abril de 2019. O empreendimento contempla um espaço de 5,5 mil metros quadrados, com 2,4 mil metros de área construída, em três pavimentos. O projeto está alinhado à nova identidade visual do Sicredi. Além disso, o empreendimento será marcado pela tecnologia, acessibilidade e sustentabilidade, com aproveitamento da água da chuva, entre outros aspectos.

Sobre o andamento da obra, a fachada está nos acabamentos finais, assim como os revestimentos internos e as instalações elétricas, incluindo elevador e sistema de ar-condicionado. O mobiliário deve ser colocado ainda em setembro, com a conclusão do prédio prevista para dezembro deste ano. A parte externa da nova sede ainda não teve início, o que vai contemplar muros, grades, portões, pavimentação externa, guarita e paisagismo. O término de todo empreendimento vai depender desta parte externa e da ligação definitiva de energia. “É uma obra elegante e moderna, entretanto, não suntuosa. Ela estará adequada às nossas necessidades e será uma marca física da nossa presença e atuação no Vale do Rio Pardo. Queremos também cuidar da área do entorno para que se torne uma imagem bonita e aprazível”, mencionou Petry.

SICREDI VRP

A Sicredi Vale do Rio Pardo está presente nos municípios de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo.  Atualmente, a instituição conta com mais de 53 mil associados e com 15 agências para o atendimento, com destaque para localidades do interior. Diante do momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Cooperativa continua a incentivar que a comunidade priorize a economia local, no intuito de fortalecer os comerciantes, o agronegócio e as empresas da região.

A estratégia da Sicredi VRP está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s), que contempla os pilares econômico, ambiental e social, com foco no relacionamento e cooperativismo, soluções responsáveis e desenvolvimento local. Na parte social, a instituição desenvolve os programas Crescer, Pertencer e A União Faz a Vida, com práticas de educação cooperativa. A instituição ainda incentiva e apoia a criação das Cooperativas Escolares, que hoje somam seis; ações de Educação Financeira; e o recém criado Fundo Social, que já beneficiou mais de uma centena de projetos sociais de entidades associadas.

CRÉDITO: Four Comunicação/AI Sicredi

Olá Jornal