Usina de energia solar vai abastecer escolas da rede municipal de Mato Leitão

Olá Jornal
novembro18/ 2020

As escolas municipais contarão em breve com geração de energia limpa e renovável a partir de placas solares. O projeto inédito, iniciativa do atual governo, vai atender a demanda de energia na Emei Vó Olga, Emef Ireno Bohn, Emef Santo Antônio de Pádua (SAP) e ainda ginásio de esportes Tonhão, da Vila Santo Antônio.

A previsão é de um investimento de aproximadamente R$ 368 mil na aquisição e instalação dos equipamentos em dois pontos: prédios da Escola Vó Olga e SAP. O objetivo do sistema de energia fotovoltaica é suprir a demanda energética dos prédios públicos, gerando economia. Um edital, na modalidade Tomada de Preços, já foi publicado pela Prefeitura para definir a empresa responsável pelo projeto. As propostas serão apresentadas no próximo dia 1º de dezembro, às 10h, em reunião da Comissão Permanente de Licitações.

Com a instalação destes sistemas fotovoltaicos, é estimada a geração de 8500KW mensais, o que deverá representar uma economia mensal de aproximadamente R$ 7.800,00 aos cofres públicos. O investimento em energia solar possibilitará a inserção de Mato Leitão na lista seleta de municípios comprometidos com a preservação do meio ambiente e na aplicação de recursos de forma a possibilitar economia no uso da energia por muitos anos, ao passo que o sistema fotovoltaico tem vida útil estimada superior a 25 anos.

A estimativa de energia gerada pelos dois sistemas, atende a aproximadamente 95% do consumo mensal dos prédios públicos vinculadas a Secretaria de Educação. Conforme o edital, o prazo para entrega das placas fotovoltaicas será de, no máximo, 15 dias, a contar da assinatura do contrato, devendo sua instalação e operação do sistema estar concluído em mais 60 dias.

PONTOS

– energia gerada na Emef Santo Antônio deverá compensar o consumo da escola e o restante deverá ser utilizado na compensação da fatura do ginásio de esportes Tonhão

– energia gerada na Vó Olga atenderá o consumo na própria escola e o restante será usada para diminuir consumo na Escola Ireno Bohn

CRÉDITO: AI Prefeitura de Mato Leitão

Olá Jornal