UPA tem média de 4 mil atendimentos desde a inauguração

Janine Niedermeyer
junho17/ 2016

A Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) completa dois anos neste sábado, 18 de junho. Para marcar a passagem da data, a Secretaria de Saúde promoveu durante a tarde de sexta-feira, 17, atividades em frente à unidade, no bairro Cruzeiro.

Servidores promoveram uma pequena feira de saúde preventiva com exames gratuitos e orientação nutricional. Além disso, as crianças das escolas infantis Yolita Portella e Osmar Puthin aproveitaram os brinquedos do Sesc e auxiliaram no ‘parabéns à UPA’.

O presidente do hospital São Sebastião Mártir, Oly Pedrinho Schwingel, saudou a importante parceria entre Prefeitura, hospital e UPA. “O prefeito Airton Artus teve a percepção de reunir gestores que têm comprometimento com sua missão. Por isso esses dois anos de plena harmonia”, destacou Oly.

Artus ressaltou que a unidade de Venâncio Aires está entre as 38 que estão em pleno funcionamento no país. “Temos a felicidade de poder contar com uma equipe de profissionais que resolvem os problemas na sua essência, como deve ser quando se trata de saúde”, observou o chefe do Executivo.

Segundo Rodrigo da Silva, administrador da UPA, a unidade tem realizado uma média de 4 mil atendimentos por mês desde a sua inauguração. Em abril deste ano, a equipe atendeu 4505 pessoas, número considerado recorde.

Para a manutenção da unidade, os repasses de custeio mensal são divididos entre União, Estado e Município. A UPA atende pacientes de Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde.

UNIDADE ITINERANTE

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Saúde apresentou a nova Unidade Móvel de Saúde, que vai realizar exames preventivos de câncer bucal e serviços de enfermagem à comunidade dos bairros e interior. Os atendimentos junto à população vão iniciar neste sábado, 17, em Linha Cipó, durante um almoço de confraternização da equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Foto: Daniela Ruppenthal/ AI PMVA

Janine Niedermeyer