Univates oferece intercâmbio acadêmico para Cursos Técnicos

Olá Jornal
novembro17/ 2017

Além de capacitar os estudantes com conhecimentos teóricos e práticos voltados à área de trabalho escolhida, os Cursos Técnicos da Univates possibilitam aos alunos a oportunidade de realizar intercâmbio acadêmico. A experiência habilita os estudantes a entrar no mercado de trabalho com ainda mais experiência e qualificação. Quatro alunos estão em intercâmbio neste semestre, no Chile e em Portugal. Entre os acadêmicos, estão Rafael Gauer e Ariela Vitória, estudantes do Curso Técnico em Comunicação Visual que estão no Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), em Portugal.

Desde setembro os alunos têm aulas na Escola de Artes e Design do IPLeiria, localizada em Caldas da Rainha. “Essa oportunidade ajudará muito profissionalmente, pois são poucos os profissionais com esse nível de formação que realizaram intercâmbio, colocando-nos com um diferencial no mercado de trabalho, além de aprendermos novas técnicas em nossa área de atuação”, afirma Rafael. Ariela completa que o crescimento pessoal começa nos preparativos, pois foi sua primeira viagem internacional. Sobre a escola, a estudante afirma que, por ser uma escola voltada às artes, há inspiração por todos os lados. “Já estou ansiosa para voltar para o Brasil e pôr em prática tudo que estou aprendendo”, conta.

O curso em que os alunos estão matriculados em Portugal é do mesmo nível que o técnico no Brasil, por isso ambos afirmam que não estão tendo dificuldades. Sobre a experiência, Rafael destaca o enriquecimento cultural e intelectual. “Posso dizer que está sendo a melhor e mais desafiadora experiência da minha vida”, relata Rafael ao afirmar que o intercâmbio possibilita a expansão dos horizontes e a vivência em outro país quebra com preconceitos e estereótipos que antes havia. “A convivência com pessoas de outras nacionalidades nos mostra que, apesar das diferentes culturas, vivemos de modo muito parecido. A experiência também nos faz dar mais valor à cultura do nosso país, pois temos uma visão diferente da que estamos habituados”, conta.

Inscrições abertas

Os Cursos Técnicos da Univates estão com inscrições abertas até 7 de dezembro.  Após realizar a inscrição pelo site, os interessados devem se matricular presencialmente, nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, no Atendimento Univates (Prédio 9). São oferecidas 17 opções de cursos. Mais informações no site.

Olá Jornal