Univates investe nos cursos a distância para garantir mercado

Guilherme Siebeneichler
outubro18/ 2017

O ensino superior no Brasil, atualmente, contempla 8 milhões de estudantes. Entretanto, a modalidade a distância de cursos de graduação tem garantido crescimento no mercado, se comparado com a diminuição do número de alunos matriculados nos cursos presenciais. Buscando participar dessa fatia de mercado, a Universidade do Vale do Taquari (Univates) anunciou seu planejamento para os próximos anos, com foco no Ensino a Distância (EAD).

Para o vice-reitor, Carlos Cyrne, que apresentou a iniciativa aos jornalistas da região, este formato de ensino possui tendência de crescimento. Ele afirmou durante coletiva que a instituição, assim como todas as demais, enfrentam a diminuição de alunos após cortes no financiamento estudantil. “Essa é uma tendência que precisamos levar em consideração. Os cursos de licenciatura e administração, por exemplo, tiveram redução de 50% nas matrículas. A maior parte em virtude das opções a distância. Entramos neste mercado após muito estudo e amadurecimento.”

REALIDADE
De todos os universitários gaúchos da modalidade a distância, apenas 12% são atendidos por universidades do Rio Grande do Sul, dos 96 mil estudantes, quase 90% estão matriculados em instituições de fora do Estado. Por outro lado, conforme dados do Ministério da Educação, o crescimento do ensino a distância tem índices acima de 65% no período de 2009 a 2015, enquanto que no mesmo período, o presencial cresceu 15%.

POLOS
A diretora de ensino a distância, Edí Fassini, destaca que a instituição formalizará parcerias em outras cidades para a criação de polos de ensino. Visitas já estão sendo realizadas, e os convênios com instituições e prefeituras serão formalizados até o fim do ano. Venâncio Aires trabalha para garantir uma unidade. “Já visitamos 23 municípios e agora formalizaremos os contratos de parceria.”

VESTIBULAR
O valor da mensalidade dos cursos a distância varia entre R$ 272,60 e R$ 329,00. O ingresso dos estudantes ocorre de forma trimestral, por meio de processo seletivo. O primeiro processo ocorre no dia 26 de novembro, junto com o Vestibular. Os interessados também podem concorrer com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio dos anos de 2009 a 2016. A Instituição passa a oferecer, em 2018, 13 novos cursos nessa modalidade de ensino, disponíveis no site: univates.br/ead.

Guilherme Siebeneichler