Unisc transforma Vestibular de Verão e elimina provas objetivas

Olá Jornal
dezembro05/ 2019

A Unisc terá no sábado, 07, o primeiro Vestibular de Verão somente com redação. Diferente das edições anteriores, o processo seletivo consiste de uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação, sem as demais provas objetivas divididas por matérias. A mudança faz parte da transformação da universidade anunciada em outubro que prevê reinvenção pedagógica, novas arquiteturas curriculares, novos conteúdos, novas competências e preço mais acessível.

O coordenador de graduação, Rolf Fredi Molz, explica que o método já utilizado no Vestibular de Inverno passa a ser estendido ao de verão, considerado o principal processo seletivo. “A Unisc segue a tendência de grandes universidades. A própria lei que trata da entrada nas universidades exige apenas a redação que não é algo trivial, é preciso ter conhecimento, é o maior desafio dos vestibulares”, afirma.

De acordo com o professor, o mudança está alinhada à transformação da sociedade. “A redação traduz o perfil do profissional do futuro. O conhecimento está disponível à todos nas redes, mas a redação é uma forma de se expressar, solucionar conflitos, fazer bom uso desse conhecimento, entregar resultados e socializar”, avalia.

PROVA
O processo seletivo ocorre das 14h30min às 17h30min, em todos os campi, exceto para o curso de Medicina, cujo prazo de inscrição vai até o dia 05 de janeiro de 2020. As vagas oferecidas são para os campi de Santa Cruz do Sul, Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires. Os cursos de Agronomia, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Comunicação Institucional Estratégica são as novidades para essa edição.

O candidato também poderá optar pela utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou de Vestibulares da Unisc de anos anteriores. A lista dos classificados será disponibilizada em até dois dias úteis após a realização do processo seletivo, no site www.unisc.br e para os veículos de comunicação.

Já o Processo Seletivo para o curso de Medicina ocorre no dia 11 de janeiro de 2020, das 14h30min às 17h30min, somente no campus de Santa Cruz do Sul, composto pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais a nota da Redação da Unisc. A lista dos classificados será divulgada no dia 21 de janeiro, às 15h. Caso a Nota do Enem 2019 seja disponibilizada após o dia 16 de janeiro, a divulgação dos classificados se dá em três dias úteis após a liberação da nota desse exame.

Olá Jornal