Unisc retoma aulas presenciais e projeta ampliação das ações com a sociedade em 2022

Olá Jornal
março02/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) retoma as atividades presenciais para todos os estudantes neste dia 02 de março. O foco na presencialidade é apontado como fundamental pela direção da instituição, após quatro semestres com aulas remotas ou parciais na maioria dos cursos. Além da presencialidade, o novo momento de ensino busca inserir no universo acadêmico estudantes que ingressaram na universidade mas ainda não tiveram contatos práticos em laboratórios e espaços de convívio.

Para o reitor da Unisc, Rafael Henn, o momento é importante, para aprimorar as formas de aprendizagem dos alunos, não só os estudantes que ingressam em 2022, mas também os alunos que não tiveram contatos direto na instituição nos últimos dois anos. “Tivemos dois anos sem a presencialidade na íntegra. São alunos que ainda não conhecem os professores, colegas, pessoalmente, não usufruíram dos laboratórios e da estrutura física da instituição. O ensino presencial permite uma troca de experiência, que enriquece. Recebemos de forma presencial, com todos os cuidados, não somente os ingressantes neste ano, mas também os estudantes que iniciaram os estudos há dois anos, desde o início da pandemia, mas que acompanharam as aulas de forma remota,” destaca.

Para 2022, Henn afirma que além de retomar todas as atividades presenciais, a universidade quer ampliar as ações junto à sociedade onde está inserida. “Acreditamos que as universidades são fontes de geração do conhecimento, e principalmente, uma fonte de solução dos problemas reais, que afligem as sociedades onde atuamos. Temos como plano de trabalho forte para este ano, que os pesquisadores e doutores da universidade fiquem próximos da sociedade, entendendo cada vez mais os problemas, e a partir de pesquisa aplicada tentar resolver ou propor soluções para os problemas.”

QUALIFICAÇÃO
Ainda em 2019 a Unisc lançou um plano amplo de reinvenção pedagógica, pensando em aproximar o ensino da resolução de problemas da comunidade. A proposta seguirá como foco da instituição, como forma de ampliar as formas de aprendizagem. “Em 2019 fizemos um estudo nos processos pedagógicos. Trazer problemas reais para as salas de aula. Em 2020 e 2021 esses conceitos foram acelerados. Através de metodologias específicas foram encaminhadas para a sala de aula virtual, a solução de problemas reais. A partir de agora estamos utilizando aulas remotas, aulas síncronas, assíncronas e presenciais. Protagonismo do aluno e problemas reais sendo trabalhados como fonte de aprendizado,” destaca o reitor.

VENÂNCIO
O ano de 2022 para Venâncio Aires e a instituição de ensino também será especial. Dois investimentos são pensados para ampliar a presença da universidade na Capital do Chimarrão. A Incubadora Tecnológica inicia os trabalhos ainda neste mês. Já para o ano, são projetadas as obras do Centro Vocacional Tecnológico da Proteína. “A incubadora dará suporte para novos empreendedores para estruturar um novo negócio, e terão assessoramento dos nossos professores. Vai ocorrer no campus local, com estrutura física e com suporte aos novos empreendedores. Estamos aguardando também a conclusão do CVT da Proteína, na área da antiga Favan. O local será equipado e os professores da Unisc darão suporte para os produtores e frigoríficos, prestar serviços para frigoríficos e promover cursos que ainda não existem na região. Um dos objetivos é trazer para Venâncio um portfólio de cursos dentro da área da proteína,” detalha Henn.

Momento de reencontro e de ressignificar o ensino

Além do ensino superior, as demais modalidades de ensino retomaram as atividades presenciais no mês de fevereiro. A presencialidade é apontada como fundamental no novo processo de ensino. Para a diretora de Ensino de Graduação da Unisc, professora Giana Diesel Sebastiany, o momento é de ressignificar as formas de ensino, em tempos de pandemia.

Giana destaca importância dos reencontros na educação Crédito: Divulgação/AI UNISC

“A pandemia trouxe uma sensação de incertezas, tanto em pessoas adultas como em crianças e jovens. Essa nova fase de reencontro é fundamental, porque vai ressignificar, trazendo um novo tipo de escola e universidade. O estudante não vai mais olhar para aquele espaço como antigamente, vai analisar o local, o distanciamento, cuidados, distribuição de grupos,” explica.

Como gestora da Unisc, Giana afirma que a instituição criou conhecimento técnico para a retomada com segurança de todas as atividades presenciais. “A Unisc está preparada, com muita segurança. Não tivemos surtos de Covid-19 no campus ao longo deste período. A situação trouxe conhecimento técnico o que dá segurança para a retomada das atividades presenciais. Somos uma universidade que preza pelo convívio e experiência dos estudantes,” conclui.

FOTO: _Junior Garcez/AI Unisc

Olá Jornal