Unisc realiza Feira de Ciências em outubro e abre capacitação para professores

Olá Jornal
junho10/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizará em outubro mais uma edição da “Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade”. A atividade voltada a escolas públicas (estaduais e municipais) e privadas ocorrerá de 18 e 21 de outubro no campus de Santa Cruz presencialmente e também à distância de forma online. Ao todo são 55 municípios envolvidos das 6ª, 24ª e 11ª Coordenadorias Regionais de Educação, sendo Vales do Rio Pardo e Jacuí-centro e Litoral Norte respectivamente.

Segundo a coordenadora geral do evento, professora Cláudia Mendes Mählmann, o objetivo é incentivar a difusão e divulgação de projetos dos alunos, visando à popularização e à valorização da ciência e do conhecimento científico. “É muito importante que os projetos sejam apresentados em um contexto além da sala de aula e da escola. Este é o ponto alto da Feira, quando a comunidade terá a oportunidade de entrar em contato com os conhecimentos produzidos nos colégios”, afirma.

Os projetos inscritos podem ter uma equipe com até oito integrantes, sendo até cinco alunos e até três professores orientadores por projeto. Podem participar alunos do 1º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio, bem como da EJA e de cursos técnicos. A submissão dos projetos vai de 26 de julho a 09 de setembro. Serão 100 trabalhos selecionados para serem apresentados. De cada faixa de inscritos, serão classificados projetos-destaque, que serão publicados em e-book.

No ano passado foram 126 projetos inscritos sendo 100 projetos classificados. Desses, 96 foram apresentados. A apresentação dos trabalhos pode ser de forma presencial na Unisc ou virtual/remota. Quem escolhe a forma são os responsáveis pelo projeto.

CURSO PREPARATÓRIO
Para participar, os professores envolvidos precisam passar por um curso preparatório. Somente com essa capacitação é que os docentes conseguem inscrever os projetos dos alunos. As inscrições vão até 30 de junho no site . A realização do curso é um dos critérios para submissão de projetos e ele pode ser feito até 31 de agosto.

Como o evento é interdisciplinar, todas as áreas do conhecimento podem participar. Entre elas, cita a coordenadora, estão História, Geografia, Educação Física, Química, Física, Biologia, Ensino Religioso, Matemática, Língua Inglesa, Língua Espanhola, Língua Portuguesa, Ciências, Arte, Projeto de Vida, Filosofia, Sociologia e Literatura.

Mais informações através do site e com a organização da Feira pelo e-mail [email protected].

Olá Jornal