Unisc projeta um dos principais espaços de inovação do estado

Olá Jornal
abril25/ 2022

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deve sediar um dos maiores investimentos em inovação no interior do Rio Grande do Sul. Um prédio em construção no Centro de Convivências do campus sede vai sediar um Hub focado no estímulo aos novos negócios e fomento de empresas regionais. O local deve receber investimentos superiores aos R$ 20 milhões, feitos pela iniciativa privada.

A estrutura do prédio foi iniciada pela reitoria da universidade ainda em 2014, porém, com a crise dos financiamentos públicos para o ensino superior, o espaço teve a construção suspensa. Agora, o local com mais de 6,4 mil metros quadrados deve abrigar empresas, startups, indústrias e negócios inovadores.
O projeto técnico ainda está sendo elaborado e contará com investidores de fora da região e empresas locais. Além de equipar o local com ferramentas para suporte dos novos empreendimentos, a Unisc contará com salas de apoio às empresas e alunos que queiram empreender. Até o fim do primeiro semestre a reitora da universidade deve apresentar o projeto de ocupação e criação do Hub de Inovação.

“Este local é pensado para a região. Temos empresas em expansão e crescimento, novas surgindo e grande potencial para inovação. A nova indústria já é realidade na região e este espaço vem como forma de auxiliar novos negócios e fomentar empreendimentos de toda a região,” explica o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, professor Rafael Kirst.

Conforme o docente, o projeto está em elaboração desde a gestão da professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, à frente da reitoria. “O projeto deste espaço é audacioso e pensado ao longo dos últimos anos. Agora temos condições de tirar do papel e garantir que se torne realidade. Atualmente, uma empresa está empenhada na captação de possíveis investidores, buscando garantir o principal ambiente de inovação do Vale do Rio Pardo e um dos maiores do Rio Grande do Sul,” afirma Kirst.

LOCAL
Conforme o professor, o prédio contará com espaços para novas empresas, de forma individual, coworking, e locais para consultoria. Além disso, a universidade estará em conexão com o local. “Será um ambiente para o desenvolvimento da região. Além de fomento dos negócios, os alunos terão oportunidade para participar do crescimento das empresas que estarão no espaço,” destaca.

SOUTH SUMMIT
A incubadora da Unisc já tem garantido destaque em feiras internacionais, voltadas à inovação. Nos próximos dias 04 a 06 de maio ocorre a primeira edição do South Summit Brasil, um encontro global entre startups, empresas e investidores. Na última semana, foram anunciados os 50 finalistas da Competição de Startups, sendo que duas empresas que integram o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) foram selecionadas. A Meu Resíduo/My Waste e a ConnectBio participaram com outras mais de mil startups inscritas, sendo que 45% delas eram brasileiras e as outras 55% de países como EUA, Espanha, Índia, Nigéria, Turquia, Reino Unido, Argentina ou Colômbia.

FOTO: Divulgação/Arquivo

Olá Jornal