Unisc oferta curso para profissionais da Atenção Primária à Saúde

Olá Jornal
janeiro28/ 2021

No segundo semestre de 2020, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por meio de sua Direção de Extensão e Relações Comunitárias, passou a ofertar o curso Cuidando de Quem Cuida, uma iniciativa que busca acolher profissionais da Atenção Primária à Saúde, com ênfase na saúde mental durante a pandemia da Covid-19.


Até o momento, 35 profissionais participaram da iniciativa, que tem foco em amparar o sofrimento psíquico nas relações de trabalho. Ministrado pelas professoras da Unisc, Alba Regina Zacharias, da área da psicologia, e Anelise Miritz Borges, da área de enfermagem, o curso é destinado a equipes médicas e de enfermagem, bem como a recepcionistas, dentistas, farmacêuticos e atendentes destes segmentos.


“A pandemia é uma experiência inédita para os brasileiros e, por isso, causa estresse crônico. É natural que as pessoas apresentem sofrimento psíquico e transtornos mentais relacionados ao estresse. Os efeitos são amplificados em quem tem a função de cuidar da saúde das outras pessoas, por irem na contramão do distanciamento social e pelo fato dos profissionais estarem mais expostos ao risco de contaminação pela Covid-19”, explica a ministrante do curso, Alba Zacharias.


Contar com um espaço onde possam ser escutados é uma forma de minimizar o sofrimento psíquico dos profissionais das equipes de Atenção Primária à Saúde e de possibilitar que possam desempenhar bem as suas funções. Para a ministrante do curso, Anelise Miritz, “o gestor que fornece apoio, monitora o estresse e reforça procedimentos de segurança com a saúde mental de seus colaboradores, faz com que eles se sintam cuidados neste momento tão difícil”.


Em 2020 a ação foi ofertada às Prefeituras de Herveiras e de Pantano Grande. Municípios interessados em realizar o curso no ano de 2021, podem contatar a Direção de Extensão e Relações Comunitárias por meio do e-mail [email protected] .

SOBRE O CURSO
O curso Cuidando de Quem Cuida, conta com carga horária de 16h, divididas em quatro encontros que ocorrem uma vez por semana. Os temas abordados são: autocuidado e autoconhecimento; acolhimento e significados para o fazer; relacionamento interpessoal (trabalho em equipe); sofrimento psíquico (suicídio e doença mental); dificuldades em realizar acolhimento; e saúde mental em tempos de pandemia. Além das temáticas pré-definidas, os Municípios podem incluir outros assuntos relevantes para sua realidade local.


Os encontros acontecem de forma presencial, na Unisc ou no Município que solicitou o curso, com todos os cuidados e protocolos de segurança vigentes. Dentro da metodologia ocorrem rodas de conversas, debates e dinâmicas diversas.

POR QUE REALIZAR O CURSO?

A pandemia da Covid-19 pode afetar em diferentes níveis o bem-estar e o equilíbrio psicológico da população. Os profissionais que atuam diretamente na área da saúde contam com situações constantes de estresse e de preocupação, fatores que geram sofrimento mental.

“Os profissionais da saúde podem apresentar dificuldades para dormir; prejuízo das atividades laborais e de autocuidado; sentimentos de raiva, ansiedade ou medo; e, até mesmo, desenvolver quadros de depressão e de ansiedade. Por isso, as ações de atenção e proteção à saúde devem ser priorizadas, auxiliando nos processos de autoconhecimento e de melhoria da qualidade de vida”, aponta Alba.

Olá Jornal