Unisc: há 15 anos contribuindo com a comunidade venâncio-airense

Olá Jornal
março30/ 2019

No dia 25 de março de 2004 a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) iniciou uma nova etapa da educação e do conhecimento em Venâncio Aires, com a instalação de sua unidade própria, ampliada em 2006. A instituição que está presente no município desde 1997 foi a primeira universidade a instalar-se no município e desde então vem se destacando e ampliando sua atuação.

Atualmente, a universidade que busca atender a demanda proveniente da comunidade dos Vales do Rio Pardo e Taquari, oferece os cursos de graduação em Administração e Direito, além do Técnico em Enfermagem. Mais 12 opções são disponibilizadas na modalidade de ensino à distância (EaD).

O vice-reitor, Rafael Frederico Henn, destaca que a instituição está cumprindo o seu papel com a comunidade acadêmica e venâncio-airense. “Acreditamos que o melhor que podemos fazer é dar qualidade de ensino, e a partir daí, gerar boas condições de renda para a comunidade”, conclui.

Já coordenadora do campus Venâncio, Andréia Haas, frisa que a universidade sempre buscou fazer parte da história regional, estando presente em comissões, núcleos e conselhos municipais. “Assim, contribuímos com o público e o privado ao mesmo tempo”, conclui.

PARCERIA
Para o prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert (PSB), o campus local da universidade é uma forma de garantir o desenvolvimento do município, olhando para o futuro da cidade. “O campus da Unisc propiciou a gente fazer grandes estudos e planos estratégicos para o desenvolvimento da nossa cidade. Desde a existência do campus da universidade, se abriu um novo capítulo na relação do poder público com a universidade. É uma parceria que dura e que dará muitos frutos para a nossa cidade, também com a implantação do CVT da Proteína.”

FUTURO
Para o vice-reitor o Centro de Vocação Tecnológica da Proteína Animal (CVT) é o grande projeto que o município vai construir junto com a Unisc mantendo sua missão de caráter comunitário. “São laboratórios que vão permitir pesquisa e extensão nessa área para atender médias e grandes empresas mas principalmente a agricultura familiar voltada à proteína e, a partir daí, criar vários cursos que estão sendo estudados para Venâncio Aires”.
Além disso, a Unisc estuda novos cursos de graduação presencial, assim como na modalidade à distância, tendo como foco o mercado de trabalho e nas necessidades no Centro Vocacional Tecnológico, que em Venâncio está voltado para a proteína animal.

 

Olá Jornal