• Hoje é: segunda-feira, novembro 11, 2019

Unisc e Prefeitura assinam termo para o início das obras do Hospital Veterinário

Olá Jornal
novembro08/ 2019

O primeiro Hospital Veterinário da região começa a tomar forma. Na tarde desta quinta-feira, 07, Unisc e Prefeitura assinaram o termo de início das obras para reforma geral do imóvel cedido pelo Município que vai abrigar a instituição. O ato aconteceu no espaço de mil e oitocentos metros quadrados, localizado às margens da RSC 287, em Linha Pinheiral, com a presença de autoridades, Ongs e protetores independentes. A conclusão dos trabalhos está prevista para o primeiro trimestre de 2020, quando o serviço será inaugurado.

A empresa Gomes Engenharia Ltda foi selecionada, através de edital, e será a responsável por tocar a obra. A reforma ocorrerá em etapas e vai adequar a estrutura física ao que o ambiente hospitalar necessita, como troca de todos os pisos, edificação de paredes e divisórias, forros, esquadrias, instalações elétricas e hidrossanitárias, confecção de mezanino, nova fachada, instalação de elevador, gerador de energia, central e rede de gases medicinais e sistemas de climatização e de combate a incêndio.

RECURSOS

Por meio de um termo de colaboração, firmado em maio com a Unisc, a Prefeitura repassou R$ 1 milhão, em quatro parcelas. Além da reforma, estão previstos cerca de 300 metros quadrados de ampliações e obras externas, como instalação de novos portões, cercamento, iluminação do pátio e estacionamento.

Como contrapartida, a universidade oferecerá todos os serviços hospitalares através de seus alunos, além de adquirir o mobiliário, os equipamentos e os insumos necessários. Estão previstos no termo de colaboração, consultas, atendimento para ferimentos leves e graves, tratamentos básicos como aplicação de vermicidas, vacinas, esterilização, alojamento, captura e transporte, exames de imagem e de análises clínicas, internações e cirurgias de alta complexidade em animais de pequeno e grande portes.

OPORTUNIDADE

Para a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, o momento é significativo para a universidade e para os santa-cruzenses. “Para os estudantes, a importância desse espaço é inquestionável, porque eles terão, a partir da prática, a formação em Medicina Veterinária. Além disso, é mais uma possibilidade para aprofundar a pesquisa na área da saúde animal”, destacou.

O prefeito Telmo Kirst afirma que o hospital é um legado importante também para o Estado. “Esse é um momento de grande significado para todos nós, porque estamos dando ao Brasil um grande exemplo em defesa da causa animal”, observou.