Unisc comemora 24 anos de atividades

Guilherme Siebeneichler
junho25/ 2017

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) comemora os seus 24 anos, neste domingo, 25 de junho. Falar sobre uma Instituição com tanta representatividade nas regiões onde está inserida implica extrema responsabilidade, pois, com sua característica comunitária, a Unisc desenvolve inúmeras ações, por meio dos seus projetos de ensino, de pesquisa e de extensão, culminando em atividades que geram impactos positivos na vida das pessoas. Dessa forma, quando pensamos em desenvolvimento, lembramos a presença significativa da nossa Universidade que, a cada dia, procura cumprir com a sua missão de contribuir para que isso ocorra.

Nessa data, não podemos deixar de mencionar a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc, criada em 1962 e integrada por dezenas de entidades da comunidade. A Apesc sempre apoiou as iniciativas em prol da Unisc. Da mesma forma, temos que destacar a dedicação e o intenso e qualificado trabalho coletivo da comunidade interna – gestores, professores, técnicos administrativos e estudantes – para que o reconhecimento da Universidade de Santa Cruz do Sul fosse concretizado em junho de 1993, alcançando a grande meta da Apesc com relação ao ensino superior na região, tornando-se a Unisc a primeira Universidade nos Vales do Rio Pardo, Taquari e Jacuí.

Ao celebrarmos os 24 anos de Unisc é essencial pensarmos nos desafios impostos pelo momento de transição que vive o Brasil, do ponto de vista econômico, político, ético e social, situação que provoca a necessidade de pensar em diferentes formas de agir, no que tange à educação, à gestão e à formação. Decorrente desse novo cenário, a Universidade de Santa Cruz do Sul busca acompanhar esse novo tempo, adequando-se às constantes mudanças. Assim, diariamente reorganiza suas ações, no sentido de estar próxima da comunidade, bem como para que a formação seja compatível com as necessidades impostas pelo mercado de trabalho, pelo empreendedorismo e pelo avanço tecnológico.

Sim, a educação é o principal foco da Unisc, pois sem educação não há cidadania. A qualidade dessa educação depende de uma série de componentes diretamente ligados à contemporaneidade. O mundo universitário não pode viver isolado, descolado da realidade, pois faz parte de todo o contexto social. Sendo parte desse universo, a Universidade precisa estar atenta às modificações em todos os campos do conhecimento.

Fazemos parte de uma Instituição universitária que muito nos orgulha, que tem uma história construída e identidade comunitária fortalecida pelo conjunto de pessoas que fizeram e fazem parte dela.

Continuaremos construindo a Unisc que desejamos: uma Instituição que, com humanismo, espírito democrático e qualidade, avança ano a ano, como nos propusemos desde antes de seu reconhecimento em 1993. Muito já foi realizado e vislumbramos, com confiança, um futuro que precisa de constante dedicação, reinvenção, inovação e ousadia.

Fica o reconhecimento e o agradecimento a todos – professores, estudantes, técnicos administrativos e comunidade – por participarem dessa história que, além dos 24 anos de Universidade, já conta com 53 anos de educação superior na região. Parabéns e vida longa à Unisc!

*Artigo assinado por Carmen Lúcia de Lima Helfer, Reitora da Unisc e Presidente da Apes

Guilherme Siebeneichler