Unisc aprimora análises para liberação de financiamentos estudantis

Olá Jornal
julho09/ 2022

Com a redução dos financiamentos públicos para ingresso no ensino superior na rede privada, as universidades retomaram a oferta de opções próprias para ajudar os estudantes ingressarem na graduação. Na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), novas diretrizes buscam analisar caso a caso para garantir opões de contratações especiais com os futuros alunos, por meio do CrediUnisc. A proposta é atrair novos estudantes e garantir o acesso ao diploma superior.

Segundo o reitor da instituição, Rafael Henn, a universidade tem adotado a análise individual dos futuros alunos. “Cada pessoa tem a sua realidade, e não podemos mais criar regras e roteiros. Precisamos avaliar casa a caso, e estamos fazendo isso. Quem quer estudar pode nos procurar e vamos ouvir a realidade e traçar uma forma de financiamento que se encaixa nas condições do estudante.”

Para Henn, o momento atual exige parceria com os alunos. “Estamos vivendo uma nova realidade econômica, e a pandemia mostrou que é preciso capacidade de adaptação para novos tempos. Ao longo dos dois últimos anos muitas pessoas perderam o emprego, ou a jornada foi reduzida. Para voltar aos estudos é preciso garantir opções, alternativas. Isso que estamos propondo. Ouvir as realidades e apresentar alternativas,” comenta.

PRÓPRIO
O crédito próprio da Unisc financia 50% da mensalidade do curso de graduação e pode ser utilizado pelo prazo regular de duração da qualificação. O valor financiado deve ser devolvido (pago) após a conclusão do curso. Opções de financiamento também são oferecidas com instituições financeiras parceiras, entre elas Sicredi e Unicred (curso de medicina).

MATRÍCULAS
A reitoria tem apontado para a retomada de matrículas na Unisc, após períodos de queda nos ingressos de estudantes. A informação foi confirmada pelo reitor durante coletiva de imprensa no dia 25. Entre 2015 e 2021 a instituição vinha reduzindo o número de alunos e, agora em 2022 houve crescimento.
Segundo o último balanço social da universidade, 6.719 estudantes estavam matriculados. Destes, 70% contavam com alguma tipo de bolsa ou financiamento estudantil.

Olá Jornal