Uninter chega aos 10 anos com sonho de novo campus

Guilherme Siebeneichler
julho27/ 2016

O campus Uninter em Venâncio Aires completa 10 anos nesta quarta-feira, 27, data em que foi transmitida a primeira aula via satélite em tempo real ao Polo Presencial de Ensino a Distância, para 12 alunos divididos em 5 cursos. A instituição, mantida pela Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC), que já esteve instalada no prédio da antiga Caixa Estadual, hoje encontra-se no prédio do antigo Fórum e espera mudar-se nos próximos anos.

O Complexo Cultural e Educacional AACEMUC possui projeto arquitetônico de dois mil metros quadrados e contempla espaço para o atual sistema de ensino EAD, Telecentro Comunitário e para a realização de oficinas culturais. A gestora da unidade Lúcia Costa explica que a ideia é aliar práticas culturais ao atual sistema de educação. “Queremos qualificar o pólo e voltar às nossas raízes desenvolvendo a cultura”, afirma.

NOVO ESPAÇO

O repasse de uma área por par- te do município é aguardada. O local indicado ainda no primeiro período da atual administração é uma área de um hectare, no bairro Aviação. A nova instalação da- ria conta de melhor atender aos 822 alunos matriculados além de possibilidade de expansão. De acordo com o secretário de administração de Venâncio Aires, Leandro Pitsch, a área está reservada para a Uninter, no entanto, o repasse ainda não foi possível devido a falta de acesso ao local.

“Estamos em processo de abertura de uma avenida que dê acesso a este e demais terrenos. A intenção é fazer um pólo educacional também com a instalação da escola técnica do Senai,” explica. O projeto somaria-se ao atual complexo habitacional e ainda, no futuro, industrial. No momento, a lei eleitoral também impede o repasse de qualquer bem público. “O papel da Uninter é muito importante pois facilitou o acesso à educação por meio da sua formatação, com profissionais altamente credenciados”, afirma Leandro.

ESTRUTURA

O sistema EAD Uninter disponibiliza os conteúdos em unidades Temáticas de Aprendizagem, divididas em duas fases de sete se- manas cada uma. Em cada fase são desenvolvidas duas disciplinas. O ingresso de novos alunos acontece no início de uma nova fase, através de Vestibular, que consiste em uma redação e/ou prova de matemática, dependendo do curso.

O aluno recebe todo o material didático sem custo e conta com um tutor presencial no pólo para orientação e como mediador entre aluno e instituição. As provas ocorrem a cada final de fase, ou seja, sete semanas. A equipe do pólo Venâncio Aires é composta por 12 profissionais entre tutores, coordenação pedagógica e administrativo. O estudante conta ainda com plantão noturno da equipe pedagógica.

INSTITUIÇÃO

A Uninter completou 20 anos no Brasil em junho. É a segunda maior instituição de Graduação a Distância do Brasil obtendo a nota máxima do Enade durante três anos consecutivos. O Grupo UNINTER está sediado em Curitiba (PR), com 443 polos de apoio presencial, oferecendo produtos e serviços com foco no segmento educacional. São cursos superiores de graduação e pós-graduação, nas modalidades Presencial, Semipresencial e a Distância.

Guilherme Siebeneichler