Unimed VTRP: Alumínio transformado em 12 cadeiras de rodas

Janine Niedermeyer
julho21/ 2016

Há dois anos, o santa-cruzense Arthur Rehling Kolosque, 8 anos, cumpre com uma meta proposta por ele mesmo: contribuir com a campanha de arrecadação de lacres de alumínio da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (Unimed VTRP), que reverte o material em cadeiras de rodas e auxilia entidades assistenciais.

O garoto já perdeu as contas de quantas garrafas pet cheias de anéis já doou para a cooperativa médica. Sua maior certeza é de que vale a pena exercer a solidariedade. “Me sinto bem em poder ajudar aqueles que não podem caminhar”, diz Arthur, que participa do Grupo Escoteiro Santa Cruz. Movido pelo bem, ele incentivou os pais Elizângela e Jefferson Kolosque e também os colegas do grupo, que hoje auxiliam no recolhimento dos lacres. “O mundo precisa de mais pessoas preocupadas com o próximo”, completa o menino, que já organizou doações de livros e roupas para crianças carentes.

Com a ajuda de pessoas como o pequeno Arthur, a campanha Eu Ajudo na Lata comemora vitórias. Em três anos e meio contabiliza a arrecadação de 1,7 tonelada de lacres de latas de bebidas, que preencheram 2.839 garrafas pet.

Com a venda deste material, a cooperativa médica conseguiu adquirir 12 cadeiras de rodas, doadas nos vales do Taquari e do Rio Pardo e na região do Jacuí. Já foram beneficiadas entidades que atendem pessoas com deficiência nos municípios de Lajeado, Encantado, Teutônia, Santa Cruz do Sul, Candelária, Rio Pardo, Venâncio Aires, Charqueadas, São Jerônimo e Butiá.

Como ajudar

A campanha Eu Ajudo na Lata, lançada pela Unimed do Brasil, na região foi encabeçada pela Unimed VTRP e segue sem data para terminar. Para contribuir, basta entregar anéis de alumínio nos pontos de atendimento da cooperativa médica.

Interessados também podem solicitar adesivos da campanha e disponibilizar garrafas para coleta de lacres em escolas e locais de trabalho. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (51) 3714-7135.

Janine Niedermeyer