Unidade de Grãos da Afubra receberá milho a partir de janeiro

Olá Jornal
dezembro30/ 2021

A unidade de grãos da Afubra receberá produção de milho a partir de janeiro de 2022. Depois de atuar com as culturas de soja e trigo a entidade completa o mix com as sementes de milho.

De acordo com o diretor-presidente da Agrocomercial Afubra, Romeu Schneider, este é mais um passo importante neste novo investimento concretizado neste ano pela Afubra. “É um ganho importante para a Agrocomercial Afubra e, sem dúvida, maior ainda para os produtores de ter mais essa oportunidade de entregar e vender sua produção em uma unidade moderna, ágil e com rapidez”, avalia.

Devido à seca, a expectativa de receber em torno de 150 mil sacas deve ser frustrada. “A quebra vai ser muito significativa, uma pena porque estávamos com essa expectativa mas a realidade com certeza será menor”. Mesmo assim, o fechamento do ciclo de recebimento dos três tipos de grãos será importante, segundo Schneider, porque a partir de então haverá um histórico que servirá de parâmetro para as próximas operações.

A estrutura localizada ao lado do parque da Expoagro Afubra, na localidade de Rincão del Rey, município de Rio Pardo, recebeu produção vinda de 24 municípios da região de 437 clientes sendo 93 associados (21,28%). Sua cobertura é de associados e clientes das regiões da Matriz (Santa Cruz do Sul) e das filiais de Venâncio Aires, Candelária e Cachoeira do Sul.

Também em janeiro deve ser concluída a ampliação dos silos. A obra iniciada no dia 02 de agosto elevará a capacidade estática de 502 mil para 830 mil sacas.

Serão mais um silo de 90 pés, totalizando três; mais dois de 60, contabilizando quatro; e mais dois pulmões totalizando quatro, que são silos de espera onde a produção é armazenada antes de ir para o silo armazenador, facilitando o fluxo diário. A capacidade de giro será de até 1,5 milhão de sacas.

Olá Jornal