Unidade de armazenamento da Afubra terá capacidade inicial de 500 mil sacas

Olá Jornal
novembro04/ 2020

Na última semana a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), anunciou o investimento na construção de silos para armazenamento de grãos. A estrutura irá atender os produtores do Vale do Rio Pardo, especialmente as cidades de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Cachoeira e Rio Pardo. A capacidade inicial será de 500 mil sacas de grãos, ou seja, em torno de 30 mil toneladas.

Segundo o secretário da Afubra, Romeu Schneider, a unidade está em fase de construção e poderá armazenar grãos de soja e milho. O espaço está sendo implantado na propriedade da entidade, na localidade de Rincão Del Rey, em Rio Pardo. “A capacidade de armazenamento é um bom volume para a região do Vale do Rio Pardo. A capacidade de movimentação, entre receber, armazenar e vender, em uma safra, vai girar em 800 mil sacas de grãos.”

Schneider afirma que a unidade será voltada aos produtores associados nos municípios do Vale do Rio Pardo. “Estaremos recebendo os grãos dos produtores e a unidade fará a comercialização dos grãos, a partir da compra dos produtores da região. O volume é considerável para a nossa região. Estes silos poderão realizar a comercialização dos grãos para empresas do país ou até exportar.”

ESTRUTURA
A estrutura já está sendo montada, com quatro silos de armazenamento e possibilidade de ampliação da capacidade. A expectativa é de concluir o investimento no fim do ano, para iniciar as operações a partir de fevereiro de 2021.

A Agro-Comercial Afubra, com a comercialização de insumos agrícolas de qualidade para diversas culturas e sua equipe que presta assistência técnica a campo, também busca oferecer caminhos para a diversificação das propriedades rurais.

Para isso dá mais um passo com a construção de uma unidade de recebimento de grãos. Observando o comportamento do agronegócio, no Brasil, vivendo seu melhor momento, apesar da pandemia da Covid-19, enfrentada pelo mundo todo.

O mercado de grãos, nos últimos anos, vem batendo recordes de produção e de exportação. Segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos está estimada em 268,7 milhões de toneladas, superando em cerca de 11 milhões de toneladas a última safra.

FOTO: Divulgação/Turbo Ferro

Olá Jornal