União Europeia vai banir cigarros mentolados

A União Europeia aprovou novas regras para a produção e venda de cigarros no bloco. A partir de 2020, estão proibidos os cigarros com sabor, como os mentolados. A Diretiva Europeia para Produtos de Tabaco também permitiu ao Reino Unido ir mais longe já a partir desta sexta-feira, 20, proibindo pacotes menores que um pack de 20 cigarros e criando um padrão obrigatório de embalagem para todas as marcas.

Os pacotes terão que ser verde-oliva, sem cores de destaque, com apenas o nome da marca e terão 65% do espaço da frente e da traseira reservados para avisos de saúde. Também estão proibidos frases de propaganda como “este produto é livre de aditivos” ou “é menos prejudicial do que outras marcas “.

Embora muitas das novas regras sobre o tabaco – incluindo embalagem simples na Grã-Bretanha – já chegam esta semana, a proibição do tabaco de mentol entra em vigor em 20 de maio de 2020, assim como as embalagens simples em todo bloco.

Empresas questionam

As empresas do tabaco já fizeram vários questionamentos legais sobre as medidas, tanto no Reino Unido quanto nas cortes europeias. O mais recente é uma ação conjunta da Philip Morris International, British American Tobacco, a Imperial Tobacco e Japan Tobacco International.

As companhias perderam no julgamento, que ocorreu na manhã desta quinta-feira. As empresas pediram uma revisão judicial, já que afirmam que a regulação vai destruir seus altamente valiosos direitos de propriedade e tornar produtos indistinguíveis uns dos outros.

As novas regras são uma tentativa de reduzir o número de fumantes em toda a UE, hoje de 2,4 milhões. Estima-se que 700.000 mortes prematuras são causadas a cada ano, e instituições de caridade na luta contra o câncer estão apoiando as medidas.

Fonte: Reuters

Guilherme Siebeneichler