Um véu de noiva resguardado pela natureza em Venâncio Aires

Janine Niedermeyer
março04/ 2017

Que a área rural de Venâncio Aires tem suas imensidões territoriais muitos sabem ou já ouviram falar. No entanto, o interior do município resguarda também uma natureza rica de cenários e pode-se dizer, praticamente intocáveis pelas pessoas no decorrer do ano, como é o caso da cascata Véu de Noiva em Linha Cachoeira Baixa.

O local para se aventurar fica distante cerca de 35 km do centro da cidade e 1h30min de viagem de carro, conforme o andar de cada motorista. A comunidade está localizada após Vila Deodoro, onde também vale a pena uma parada para conhecer a Figueira Centenária, indo em direção a Linha Isabel e depois retomar o caminho.

CAMINHO
O trajeto até a cascata inicia em direção ao bairro Santa Tecla, seguindo pela RS 422, na Linha Brasil, onde o caminho é asfaltado até uma ponte de madeira, que antecede a Madeireira Haas. Dali em diante o trajeto é de estrada de chão, onde o indicado é andar com cautela devido as condições nada boas das vias. Asfalto será cenário novamente apenas por 600 metros, no ‘centro’ de Vila Deodoro.

Após esse trecho a estrada de chão volta e é preciso andar até encontrar uma placa com indicações à esquerda para Linha Cachoeira Baixa. Uma pequena vila é vista logo no início, de onde será preciso percorrer perto de 5 km para então chegar na cascata. Moradores das redondezas lhe ajudam com informações para encontrar o ponto turístico. É possível ir de carro até alguns metros próximo da cascata.

Ao chegar você se depara com a parte superior da Véu de Noiva, com uma queda d´água de aproximadamente 35 à 40 metros de altura. A ida até a parte baixa não é nada fácil e exige cuidados, devido a encosta íngreme e escorregadia em função da forte umidade, mas a contrapartida da natureza é um cenário deslumbrante. Caso vá almoçar pelo local, espaços são encontrados para assar aquela carne, sem falar no mergulho próximo da queda d´água.

O NOME
A denominação dada a cascata é justamente pela semelhança com os looks das noivas para os casamentos. Tanto pelo Brasil, como no Rio Grande do Sul, diversos locais tem a mesma denominação de ‘Véu de Noiva’. No estado, entre as mais famosas estão as que ficam em Gramado e outra próxima ao início do Cânion Itaimbezinho, em Cambará do Sul.

Fotos: Maicon Nieland/ Olá Jornal

Janine Niedermeyer