Um passeio para respirar ar puro no Parque Witeck

  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
  • 11898
Janine Niedermeyer
junho20/ 2017

Um cenário de cinema, um ambiente europeu ou os jardins botânicos de grandes capitais do Brasil? Pode-se dizer que o Parque Witeck proporciona todas esses visuais em um único local e próximo de Venâncio Aires. Às margens da BR-153, em Novo Cabrais quase divisa com Cachoeira do Sul, o espaço em uma propriedade privada da família Witeck existe há 55 anos.

Foi dos últimos 25 anos para cá que o público pode contemplar essa natureza que vive na mais pura liberdade, em uma área de 70 hectares, com aproximadamente 2,7 mil espécies de plantas. Esse e outros detalhes quem nos proporcionou foi a bióloga e funcionária Regina Gressler Buss, que trabalha há 12 anos na área e tem forte ligação com a família, por ter sido professora de quatro dos seis irmãos.

O Parque fica distante quase 90 km de Venâncio Aires, em uma viagem de cerca de 1h15min e dois pedágios no caminho. Logo após entrar no local, os visitantes são aguardados por Regina, que faz a cobrança dos ingressos e deixa dicas para quem vai usufruir da caminhada de 3 km, onde no roteiro paradas são boas pedidas para um piquenique e claro, muitas fotos.

ACESSIBILIDADE

Uma das novidades que vem sendo implantada de 2016 em diante é o de tornar o espaço mais acessível, no sentido de que cadeirantes possam percorrer o trajeto em meio às plantas, árvores, túneis naturais, enfim.
“Depois vimos que mais que cadeirantes, tinham outras pessoas que precisavam, com bengalas, muletas, andador e até mesmos para pessoas que possam vir com calçados inadequados para caminhar”, afirma a bióloga.

Em uma trilha auto-guiada, que os visitantes podem fazer sozinhos, Regina explica que o único pedido para quem está no local é de preservar, sem fumar ou deixar lixo pelo chão. “Nos lugares onde ainda não existe calçamento, estão setas para orientar”.

O proprietário do Parque, Henrique Witeck também atual secretário municipal do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul, estava pelo local no domingo, 18, e afirma que em determinados dias o espaço chegar a receber em média 500 pessoas, tanto do Brasil, como de outros países.

Para chegar ao ambiente repleto de pássaros, aves e outros animais, partindo de Venâncio basta seguir pela RSC-287 e além de Santa Cruz do Sul, você passa pelos pórticos de Vera Cruz, Candelária, Botucaraí e até mesmo de Novo Cabrais, onde não se entra na cidade. É preciso seguir pela 287 até a placa na rodovia que indica à esquerda para Cachoeira do Sul. Depois não tem mais erro, é andar mais um pouco e novamente à esquerda fica a entrada ao Parque Witeck.

INGRESSOS*:
Crianças de 4 à 10 anos – R$ 5,00
Acima de 10 anos – R$ 10,00
*O Parque é aberto ao público de maneira geral nos sábados, domingos e feriados. Nos dias de

Janine Niedermeyer