Um mês para os Jogos Rio 2016: agora só falta você

Janine Niedermeyer
julho05/ 2016

Foram sete anos de planejamento e transformação. Agora, falta apenas um mês. Com a ajuda de mais de sete mil atletas, que competiram em 44 eventos-teste, todas as instalações do Rio 2016 foram avaliadas, aprovadas e entregues.

Com dois Parques Olímpicos, um na Barra e outro em Deodoro, os Jogos Rio 2016 contam com 32 locais de competição espalhados pelas quatro regiões da cidade, além de cinco estádios de futebol em outras capitais brasileiras.

A Vila Olímpica e Paralímpica, casa dos atletas durante os Jogos, também já foi inaugurada e deve oferecer uma experiência tipicamente brasileira a competidores de mais de 200 países. Mais de 10 mil dos melhores nadadores, velocistas, saltadores, ciclistas e demais competidores de 42 modalidades esportivas estão a caminho do Rio. Com as classificações na reta final, os Jogos esperam alguns dos maiores nomes do esporte mundial, de Neymar a Michael Phelps.

Vestidos com as cores do Rio 2016, mais de oitenta mil profissionais (entre voluntários, funcionários e terceiros) ajudam a realizar o maior evento esportivo do mundo. Com o fim das fases de planejamento e treinamento, o Comitê Rio 2016 começa sua operação: uniformes e credenciais já estão em distribuição, e instalações abrem as portas para a força de trabalho.

Segurança em primeiro lugar

Uma operação sem precedentes na história do País reúne 85 mil homens para garantir a segurança da Vila dos Atletas, das arenas esportivas, das regiões turísticas e das áreas estratégicas, como aeroportos e vias expressas. O evento tem ainda o reforço de membros de forças de segurança de 55 países, com dois centros de comando e controle funcionando 24 horas por dia.

Quem estiver no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos pode viajar pelo mundo sem sair do Brasil. Mais de 30 países já confirmaram casas temáticas em pontos nobres da cidade, com muita comida típica, arte, música e outras atividades.

O esforço dos atletas campeões será premiado com 2.102 medalhas, entre ouro, prata e bronze.

Foto: Vista aérea do Parque Olímpico da Barra (Crédito: André Motta)

Janine Niedermeyer