Um exército de voluntários e servidores para decorar a cidade

Guilherme Siebeneichler
novembro25/ 2017

A mobilização de várias mãos está mudando a cara da cidade. Ao longo desta semana as praças centrais, ruas e avenidas começaram a receber, de forma mais intensa, os itens de decoração natalina. O envolvimento da comunidade, seja na elaboração dos enfeites ou na ajuda financeira, garantem a realização do “Natal Cor e Magia.”
São mais de 70 pessoas envolvidas diretamente nos trabalhos. O ato de inicio das programações está agendado para o dia 03 de dezembro, com a chegada do Papai Noel. Entretanto, até o dia 1º do próximo mês todos os itens de embelezamento já estarão instalados. Os trabalhos são coordenados pelo Gabinete da Primeira-Dama.

A maior parte dos recursos financeiros aplicados na decoração foram garantidos por meio de doações. No total R$ 48 mil foram captados junto a iniciativa privada, além de pessoas que realizaram contribuições. “O Natal precisa disso, há muito tempo a nossa cidade não organizava algo tão bacana. Além de deixar a cidade mais bonita, o envolvimento da comunidade é fundamental para o crescimento de ações deste tipo,” explica a primeira-dama Cristiane Wickert.

Além de 35 voluntários, outros 36 servidores públicos também estão atuando diretamente na decoração da cidade. São operários, eletricistas e motoristas. “Nós estamos com uma escala de secretarias, cada noite das 17h ás 20h uma delas fica responsável por nos ajudar” afirma.

Para o prefeito Giovane Wickert (PSB), o período de fim de ano motiva a união dos cidadãos. “Essa programação e o trabalho do voluntariado é algo que só enriquece nossa cidade. Estamos dando um passo muito bonito para as programações natalinas do município,” ressalta.

PRÓXIMOS PASSOS
Os trabalhos ao longo dos próximos dias envolvem a instalação de itens decorativos em 75 pinheiros instalados ao longo da rua Osvaldo Aranha, além da conclusão das praças Henrique Bender e Coronel Thomaz Pereira. “Agora entramos na fase dos detalhes, para a conclusão e instalação da iluminação,” explica a chefe de gabinete, Núbia Fengler.

LUZES E ARCO
Um arco de entrada será instalado na Osvaldo Aranha, para dar as boas vindas aos visitantes. Além disso, empresas privadas realizam, junto com o departamento de eletrificação da prefeitura, a conclusão dos trabalhos de iluminação das praças.

Guilherme Siebeneichler