Um espaço para encher os olhos e fazer bons negócios na Expoagro Afubra

Olá Jornal
março25/ 2022

Pensar em Expoagro Afubra sem as belezas e delícias do Pavilhão da Agricultura Familiar é tarefa impossível. Há anos, o espaço conquista mais admiradores, além de estreitar os laços com aqueles que esperam ansiosos pelo momento de poder transitar pelos corredores. Essa ansiedade, por sinal, também é compartilhada entre os expositores.

Dilamar dos Santos viajou 230 quilômetros para participar da 20ª edição da Expoagro Afubra. Quando saiu de Santo Antonio do Palma/RS, município distante cerca de 62Km de Passo Fundo, trouxe consigo muito ânimo e otimismo. “Essa é a nossa terceira feira no ano. E é nela, tradicionalmente, que mais temos conseguido comercializar os nossos produtos”, conta o empreender que soma quatro participações no evento.

Para 2022, o artesão trouxe 250 peças confeccionadas com a técnica de marchetaria em palha de trigo. O trabalho é realizado manualmente com a esposa Ágata Grochot dos Santos. Entre os itens expostos estão quadros, mandalas, caixas de madeira, porta-cuias e térmicas, bonecas e muito mais, produtos cujos preços variam entre 12,00 e 250,00. “Para esse ano a expectativa ainda é maior, pois teremos o sábado de visitação. Uma experiência que considero bastante válida”, afirma Dilamar.

No corredor ao lado, a artesã Vera Lúcia Schubert Bilhan, de Arroio do Tigre/RS, já comemora as vendas dos dois primeiros dias de Expoagro Afubra. “Vendemos praticamente o mesmo volume alcançado nos três dias de 2019. Naquele ano, lembro, os resultados só não foram melhores, pois não possuía máquinas de cartão para pagamento”. Dessa vez, no entanto, a família já veio preparada. Ao lado dos filhos Bianca Bilhan, 31, e Vitor Bilhan, 14, e do marido Rogério Bilhan, que fica aos cuidados do estande com as nozes produzidas por eles, Vera celebra as oportunidades. “Eu estava muito ansiosa por essa Expoagro Afubra”, conta. Além da participação nas feiras, hoje o quarteto fornece artigos para lojistas de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Santa Catarina, entre outros.

É justamente essa vitrine que o assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Fetag/RS, Jocimar Rabaioli considera ser fundamental para os agroempreendedores. “A avaliação que podemos fazer até o momento é muito positiva. Essa é uma feira de retomada. Após anos de pandemia e de estiagem, é uma injeção de ânimo na veia dos expositores”. Ao mesmo tempo, de acordo com ele, a nova estrutura, com a ampliação do Pavilhão, proporciona uma melhor acolhida. “Para muitos que estão aqui, 90% do faturamento vêm da participação nesses eventos. É uma grande vitrine. É a oportunidade de comercializarem não só para os visitantes, mas para os lojistas que também passam por aqui”.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal