Após a maior enchente das últimas décadas, inicia a reestruturação de Mariante

Olá Jornal
julho10/ 2020

Com o nível do Rio Taquari baixando, os acessos por terra a Vila Mariante ficaram livres. Durante a noite de quarta-feira, 08, e a madrugada de quinta-feira, 9, o nível do Rio Taquari subiu bruscamente invadindo ruas, residências e estabelecimentos comerciais. E o que se viu é um cenário desolador após a baixa das águas. Famílias iniciando a limpeza e o descarte do que estragou dentro das casas e do comércio, contabilizando os prejuízos deixados na enchente que leva até o momento, a marca de ‘a maior desde os anos 50 e 60’. A partir de agora a solidariedade e a união entram em campo para a reconstrução da dignidade humana na região.

As equipes da Prefeitura de Venâncio Aires, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros iniciaram a ofensiva dos trabalhos logo cedo para mensurar todos os danos estruturais da região, apontar as principais frentes de atuação e auxiliar toda a população. Ainda pela manhã desta sexta-feira, 10, a RGE restabeleceu a energia elétrica na área central de Mariante, onde o acesso já era possível. Durante a tarde a Corsan confirmou que o reabastecimento também havia iniciado com conclusão até a noite na mesma região.

Ponto de apoio avançado
A Defesa Civil deslocou o seu ponto inicial de trabalho, que antes estava no trevo de acesso ao Distrito, para o Posto de Saúde de Vila Mariante. Ali está em funcionamento toda a logística de estudos das áreas ainda sem acesso por terra, orientações, planejamentos e formas de atuação para os próximos dias de trabalho conjuntamente com o Corpo de Bombeiros.

No mesmo local está concentrada a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social com as bases de atendimentos de Assistência Social, Psicologia e demais orientações.

Doações
A partir deste sábado, 11, todas as doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza estarão sendo recebidas no Posto de Saúde de Vila Mariante. Na cidade, as doações de roupas, calçados e cobertores ficarão concentradas no antigo prédio da Secretaria de Cultura e Esportes, no centro de Venâncio Aires, em frente à Biblioteca Municipal, na Rua Osvaldo Aranha, esquina com a Reinaldo Schmaedecke; sob a coordenação do Gabinete da Primeira-Dama. Além disso, o Ginásio de Exposições do Parque do Chimarrão também servirá de ponto de recebimento de doações durante toda a manhã.

A Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social disponibiliza o telefone 51 99770-0718 para organizar a logística de busca de móveis e utensílios doados. Para ajudar, basta ligar e/ ou passar uma mensagem com o endereço completo e ponto de referência e aguardar retorno para mais informações. Durante o sábado, 11, dois caminhões da Prefeitura irão realizar um roteiro de recolhimento.  Ao longo desta sexta-feira uma corrente de solidariedade se formou com voluntários e servidores da Administração Municipal que ajudaram na limpeza, organização no Distrito e na distribuição e recebimento de doações feitas por entidades, empresas e comunidade em geral.

Equipes em campo
Neste sábado, 11, um mutirão de servidores da Prefeitura, clubes de serviços, entidades e voluntários se organizam para seguir com os trabalhos na localidade. A Prefeitura também estará no local com as Secretarias de Desenvolvimento Rural e Infraestrutura e Serviços Públicos com maquinário e operacional trabalhando para auxiliar na reestruturação do Distrito. A Secretaria de Saúde também irá deslocar a unidade móvel, que realizará atendimentos e assistência a quem necessitar.

CRÉDITO: AI PMVA

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal