Últimos dias para se inscrever no Encceja

Olá Jornal
maio30/ 2019

Encerra no próximo dia 31 o prazo para as inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2019). A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e poderá ser feita por quem ainda não concluiu o ensino fundamental (com mais de 15 anos), ou ensino médio para maiores de 18 anos.

Conforme o INEP, o principal objetivo é construir uma referência nacional de educação para jovens e adultos por meio de uma avaliação de competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A prova deste ano será aplicada no dia 25 de agosto de 2019 em 611 municípios do país, pela manhã e pela tarde. O material de estudo já está disponível no site do Encceja http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial

Provas

Ensino Fundamental

Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
Matemática;
Historia e Geografia;
Ciências Naturais.

Ensino Médio

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
Matemática e suas Tecnologias;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Orientações para realização do Encceja

No dia da Prova: 

O INEP orienta que o participante deverá comparecer ao local de realização da prova, com antecedência de uma hora em relação ao horário fixado para seu início. Somente poderá iniciar as provas após ler as instruções contidas na capa do Caderno de Questões, no Cartão-Resposta, na Folha de Redação, observada a autorização do Aplicador, em cada turno em que estiver inscrito para realizar as provas.

O participante não poderá utilizar o banheiro do local de aplicação, após entregar a prova para o Aplicador. Durante a aplicação do Exame, o participante, sob pena de eliminação, não poderá: Prestar, em qualquer documento ou no sistema de inscrição, declaração falsa ou inexata.

Gabaritos Encceja 2019

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Inep (http://portal.inep.gov.br) até o 10º dia útil seguinte ao dia de realização do Exame.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Olá Jornal