Últimos dias para participar do concurso literário

Janine Niedermeyer
agosto11/ 2016

Promovido anualmente, o Concurso Literário Municipal em Venâncio Aires está na 8ª edição em 2016. A atividade ligada sempre à Feira do Livro, que ocorre em setembro, tem o propósito de agregar conhecimento com a criação dos estudantes e da comunidade.

O elo entre as duas promoções instiga a população a conhecer os escritores que marcarão presença no evento literário e mobilizá-los a criar a partir dos livros e do tema deste ano, que é “Pensar criticamente, leitura e transformação, educação para a cidadania”.

São 9 categorias (confira no box), onde em alguma delas, a comunidade escolar e a população de maneira geral poderão se encaixar para participar. As novidades implantadas foram a produção de curta-metragem (com no máximo 5min) e de charges.

ADAPTAÇÕES

Para esta Feira outra novidade será a retomada da musicalização dos poemas, função que estará à cargo do secretário municipal de Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz. A intenção, segundo ele, é convidar outros músicos a participar desse processo, que terá o resultado apresentado durante a noite de premiação em setembro.

Os desenhos, charges e curtas estarão em exposição durante todo o evento literário. O regulamento na íntegra, com as exigências para participar já foi repassado às escolas, mas também está disponível nos mesmos pontos de entrega dos trabalhos, que são: Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Turismo, ou Secretaria Municipal de Educação, SESC ou Biblioteca Pública.

O prazo para entrega é a segunda-feira, 15, sendo que não serão aceitos textos, desenhos, charges ou vídeos/documentário fora desse prazo.

SELEÇÃO

Serão selecionados três textos, três desenhos, três vídeos e três charges destaques de cada categoria que serão premiados. Os textos serão avaliados por um grupo organizado pela Comissão Organizadora da Feira do Livro de Venâncio Aires. A charge será avaliada pelo cartunista venâncio-airense Cassiano da Rosa e o vídeo/documentário por uma comissão especializada em áudio-vídeo.

CATEGORIAS:
1 – Escolas de Educação Infantil – 1 desenho;
2 – 1º e 2º Anos – 1 desenho;
3 – 3º e 4º Anos – 1 Poema (verso);
4 – 5º e 6º Anos – 1 Poema (verso);
5 – 7º e 8º Anos – 1 Charge;
6 – 9º Ano, Ensino Médio e EJA – 1 Charge;
7 – Professores de Artes com suas turmas de 9º, Ensino Médio e EJA – 1 Vídeo/Documentário;
8 – Comunidade 1 (18 anos em diante) – 1 Charge;
9 – Comunidade 2 (18 anos em diante) – 1 Vídeo/Documentário.

Foto – Rodrigo Migliorin/ Divulgação

Janine Niedermeyer