Último dia para votação na Consulta Popular

Guilherme Siebeneichler
agosto03/ 2017

Hoje é o último dia para escolher as três prioridades que serão integradas ao orçamento do governo estadual para 2018. A expectativa é de que Venâncio Aires consiga alcançar o número mínimo de votos para ser contemplada com a verba destinada aos projetos da Consulta Popular.

Em Venâncio Aires a busca por recursos estaduais mobiliza clubes de serviços e voluntários no perímetro rural. A proposta objetiva alcançar os 4% dos eleitores municipais, o que garante participação do rateio de R$ 2.028.571,43 destinado ao Vale do Rio Pardo.

Com a votação neste ano sendo realizada somente nas plataformas digitais, a participação do cidadão é fundamental para votar em uma das 10 áreas prioritárias do orçamento participativo. Segundo a presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), a secretária do Planejamento, Jalila Stahl Böhm Heinemann, as sugestões priorizam os recursos para segurança, saúde e desenvolvimento rural.

“Para a segurança queremos buscar recursos para comprar um novo veículo ao Corpo de Bombeiros e equipamentos aos profissionais da Brigada Militar. É fundamental garantir o maior número de pessoas para ter direito ao rateio de recursos,” ressalta.

Venâncio Aires precisa mobilizar mais de 2,2 mil eleitores. Ao todo, a região elegerá quatro dos dez projetos que integram a cédula, e cada um terá direito a 25% do valor: R$ 507.142,85.

Como votar
– Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br;
– Via SMS: para o número 29000 com a palavra RSVOTO ‘hashtag’ (Nº do título de eleitor) ‘hashtag’ (Nº do programa, de 1 a 10); incluindo o ‘hashtag’ como separador das informações.

Guilherme Siebeneichler