Última sessão da Câmara, antes das Eleições, fica sem período das comunicações

Olá Jornal
novembro09/ 2020

Os últimos encontros dos vereadores estão sendo pautados por denúncias e discussões no plenário Vicente Schuck. Nesta segunda-feira, 09, com platéia lotada, a Câmara de Vereadores não contou com o período das comunicações, espaço dedicado aos vereadores na tribuna da Casa para que realizem seus pronunciamentos, com tempo cronometrado. O tempo foi colocado em votação, pela presidente do Legislativo Municipal, Helena da Rosa (MDB). Com nove votos favoráveis ao cancelamento do período das comunicações, o espaço foi cancelado. 

A favor de manter o período de fala dos parlamentares votaram, Ezequiel Stahl (PTB), José Arnildo Camara (PTB), Eduardo Kappel (PL), Adelânio Ruppenthal (PSB) e Sandra Wagner (PSB). Pela suspensão das comunicações votaram: Ana Cláudia do Amaral Teixeira, Ciro Fernandes, Sid Ferreira e Tiago Quintana (PDT), Izaura Landim, Gilberto dos Santos e André Puthin (MDB), Zé da Rosa (Republicanos) e Nelsoir Battisti (PSD).

Helena da Rosa argumentou que a decisão de colocar em votação veio após os últimos embates durante a sessão. “Estamos a uma semana das eleições… A tribuna está sendo usada por alguns para agredir e com ataques pessoais. A Câmara está sendo criticada pelas pessoas, no geral, que é uma vergonha, um desrespeito com a população de Venâncio Aires. Vamos colocar em votação o período de comunicações de hoje.”

A sessão desta segunda-feira, 09, contou com plenário lotado, no aguardo das falas dos vereadores. Desde o início do período eleitoral, as discussões no Parlamento Municipal tem pautado as conversas entre os partidos. Os vereadores governistas criticaram a decisão de suspender o período de comunicações, acusando a mesa diretiva de censura. Kappel foi o que mais questionou a medida, já que pretendia apresentar supostas denúncias contra vereadores de oposição e do candidato a prefeitura, Jarbas da Rosa (PDT). “Parece que estão preocupados com alguma coisa. Vou publicar nas redes sociais as informações que temos e irão repercutir mais,” destacou. 

Stahl também criticou a medida e promete se manifestar nas redes sobre o ocorrido. Após a votação pelo cancelamento das comunicações, a maior parte dos vereadores se retirou do plenário. 

 A próxima sessão da Câmara de Vereadores ocorre no dia 16 de novembro, um dia após as eleições municipais. A sessão inicia às 19h.

Olá Jornal