Última semana para imunização dos grupos prioritários da Campanha contra a Gripe

Olá Jornal
maio25/ 2018

Prevista para terminar oficialmente no dia 1º de junho, a campanha de vacinação contra a gripe será encerrada dois dias antes, em Venâncio Aires. Como na quinta-feira, 31, é feriado de Corpus Christi, e as repartições públicas estarão fechadas na sexta-feira, 1º, integrantes dos grupos prioritários terão até quarta-feira, 30, para se vacinar.

De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, coordenadora do setor de Imunizações do município, até o momento, é preocupante a baixa procura pela imunização das crianças. “Estamos preocupados com a baixa procura pela imunização por parte dos pais e responsáveis pelas crianças, faltando poucos dias para o encerramento da campanha, apenas 57 % das crianças foram imunizadas”.

Ela lembra que a meta é vacinar 90% do público-alvo – grupos definidos pelo Ministério da Saúde, por serem mais suscetíveis às complicações da gripe. Apesar de a procura pelas doses ter aumentado nos últimos dias, com a chegada do frio, até o momento, nenhum dos grupos de risco atingiu a meta, no município.

Para se vacinar, basta ir até uma das 17 unidades de saúde do município e apresentar a carteira de vacinação. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe e leva em torno de 15 dias para fazer efeito. Além das crianças, devem se vacinar idosos, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto (puérperas), trabalhadores da área da saúde, professores e apenados. Pacientes com comorbidades também podem receber a dose, desde que apresentem prescrição médica.

Cobertura da vacinação
Crianças 57,50%
Idosos 88,50%
Gestantes 68,80%
Puérperas 68,30%
Trabalhadores de saúde 71%

Professores 84%

Primeiro Caso

Está sob investigação a suspeita de primeiro caso de H1N1 no Município. De acordo com Carla, seria uma senhora de 65 anos de idade que recebeu a dose da vacina há aproximadamente 15 dias. Ela está internada no Hospital São Sebastião Martir, já recebeu doses da medicação indicada para o tratamento e teve coleta de material enviado para análise em Porto Alegre. O resultado dos exames devem ser recebidos na segunda-feira, 28.

Olá Jornal