UBS Gressler terá horário especial também para vacinas contra o tétano

Olá Jornal
dezembro01/ 2021

A partir da segunda-feira, 06, Venâncio Aires terá horário ampliado também para vacinação contra o tétano, o mesmo que já ocorre com a imunização contra o coronavírus. Além da oferta das doses para esquema inicial e de reforço antitetânicas, ao longo do dia, nas unidades de saúde com sala de vacinação, agora também na Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler, das 17 horas às 19 horas haverá imunização contra o tétano. A população poderá ir até o local, de segunda a sexta-feira, com a carteira de vacinação para a conferência das aplicações e se necessário receber as vacinas.

A iniciativa integra a campanha da Secretaria Municipal de Saúde para intensificar a busca pela atualização da situação vacinal contra a infecção, já que nos últimos dois meses foram registradas duas mortes por tétano, depois de mais uma década que não ocorriam óbitos pela doença na Capital do Chimarrão.

Ainda na sexta-feira, 03, agentes comunitários de saúde e profissionais de enfermagem das unidades de saúde de Venâncio Aires recebem treinamento para acompanhar essas medidas de prevenção ao tétano. O treinamento acontece na tarde da sexta-feira, 03, no auditório da Secretaria de Educação e já no sábado, 04, pela manhã equipes estarão participando de uma programação na Travessa São Sebastião Mártir fazendo a verificação de carteiras de vacinação, divulgando orientações sobre a imunização e os sintomas e perigos do tétano e também aplicando doses de vacina contra a doença.

De acordo com a enfermeira Carla Lili Müller, a ação do sábado abre uma programação intensa para a próxima semana, com trabalhos dos profissionais do município na busca e verificação das carteiras de vacinação da população. “Todas as unidades de saúde do município com sala de vacinação, tem disponíveis, diariamente, doses de vacinas contra o tétano. Para o esquema inicial do processo de imunização são necessárias três aplicações e as doses de reforço devem ser aplicadas a cada dez anos”, explica a enfermeira.

Além de capacitar os profissionais da saúde com relação a busca ativa da situação vacinal da população, a campanha inclui motivar e orientar empresas, grupos, lideranças comunitárias a promover a divulgação da importâncias das doses em dia contra a doença.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal