Turno único é aprovado na Câmara Municipal, com três votos contrários

Guilherme Siebeneichler
novembro01/ 2016

O turno único de trabalho em todos os departamentos do poder público municipal, exceto nos postos de saúde e escolas, foi aprovada pela maioria dos vereadores de Venâncio Aires, o horário de trabalho passa a ser das 7h30min até 13h30min. Desde o ano passado os parlamentares precisam aprovar este tipo de alteração nos horários de trabalho do Executivo.

O assunto gerou discussões entre os parlamentares, já que o projeto de lei foi apresentado como alternativa para frear o déficit municipal, que alcança os R$ 7,5 milhões. Telmo Kist (PSD) argumentou que em período de crise seria necessário ampliar o trabalho no setor público, para buscar mais recursos. “É difícil defender a ideia de que o poder público diminui serviços em período de crise. Diferente do setor privado, que trabalha mais. O contribuinte paga para manter os serviços, claro que há prejuízos aos cidadãos com o turno único.”

Cândido Faleiro (PT) argumentou que a gestão pública deveria priorizar o horário menor de atendimento no período do inverno, quando há mais chuva, dificultando o trabalho de manutenção das estradas. “A melhor forma de fazer turno único é no inverno. Isso me leva a crer que não precisa de tantos CCs. Nunca argumentaram quanto de economia será alcançada com essa política.”

Defendendo a posição do governo municipal, Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) argumentou que a adoção de turno único nas prefeituras é uma recomendação da própria Federação de Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). “É uma recomendação conjunta para que façam o turno único para poupar recursos. Esse déficit ocorre porque a prefeitura teve que assumir atribuições que são do Estado, entre elas o transporte escolar e a compra de vagas em creches por determinações judiciais.”

A matéria foi aprovada pela maioria dos vereadores, com votos contrários de Helena da Rosa (PMDB), Celso Krämer (PTB) e Cândido Faleiro (PT).

Guilherme Siebeneichler