Turismo precisa ser pensado por toda a comunidade

Guilherme Siebeneichler
julho22/ 2017

Trabalhar ações para o desenvolver o atrações turísticas de Venâncio Aires será o desafio para o Conselho Municipal de Turismo. A posse do grupo foi realizada na última terça-feira, 18. Na oportunidade o maior fomentador do Turismo de Bento Gonçalves, Tarcísio Michelon, empreendedor com mais de 35 anos de trabalho na rede de hotéis Dall’Onder, apresentou sua trajetória e destacou pontos fundamentais para o setor.

Segundo ele, Venâncio Aires possui atividades econômicas diversificadas, o que colabora para o desenvolvimento de outros setores. “O turismo precisa ser pensado como negócio. Atração de emprego e renda. Mas não se faz o turismo sozinho.”

Michelon relatou experiências desenvolvidas na cidade da serra e lembrou que o poder público não pode ser o principal incentivador das atividades turísticas. “Cidades que esperam pelo governo não vão conseguir desenvolver esse setor. O Turismo é fundamentalmente privado, é uma atividade coletiva.”

O empresário elogiou os potenciais de Venâncio Aires e destacou que a cultura do chimarrão é um dos caminhos também para a economia. “Mas a nossa tradição é o mais importante para o setor. Venâncio tem uma economia elogiável, mas é preciso apontar novas oportunidades, pensar programações para todos os períodos do ano.”

A proposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além do Comtur é de organizar discussões e palestrar com pessoas que colaboraram com o setor em outras localidades. O objetivo é de encorajar novos investimentos no segmento, com a exploração da cultura local, processos artísticos e a gastronomia da cidade.

Guilherme Siebeneichler