Turismo de Venâncio pode agregar visitantes no pós-pandemia

Olá Jornal
agosto31/ 2020

O turismo de experiências ganhará espaço na agenda dos visitantes no pós-pandemia. Em Venâncio Aires esta modalidade já estava em desenvolvimento, com as rotas turísticas, passeios na zona rural e locais ao ar livre para contemplação. A partir das políticas de restrição aos passeios, por conta dos decretos de isolamento para o enfrentamento do novo Coronavírus, a presença de público nos locais implantados no interior venâncio-airense, deve aumentar.

Conforme a coordenadora de Turismo da Prefeitura de Venâncio Aires, Angélica Diefenthäler, reuniões com representantes de pontos turísticos do município ocorreram para alinhar ações de prevenção ao vírus. “Discutimos medidas e os protocolos de saúde para proteção contra o novo Coronavírus. Alguns espaços inclusive aumentaram as áreas de convivência e a forma das atividades, buscando evitar maior contato entre os visitantes.”

É o caso da Escola do Chimarrão, em Linha Travessa, que passou a ensinar a confecção da bebida símbolo do município, de forma individualizada, sem compartilhamento de cuias e bombas de mate. “As atividades ao ar livre ganharão destaque nos próximos meses. Após este período em isolamento nas casas, a população está procurando passeios próximos e com consumo de produtos da nossa agricultura. A pandemia também está oportunizando novos mercados para os produtores rurais que tinham no turismo uma fonte de renda alternativa,” aponta.

RETOMADA
A coordenadora de Turismo, avalia que a partir de setembro devem aumentar as visitas nas rotas turísticas existentes no município. Além disso, o turista virá de cidades vizinhas, além do próprio venâncio-airense. “A retomada mais ampla envolverá passeios mais curtos e regionais. Estamos trabalhando com os gestores dos locais de Venâncio nos protocolos de saúde. Este cuidado vai fazer parte da rotina dos espaços de turismo a partir de agora,” explica Angélica.

PESQUISA
Os passeios que proporcionam ao turista a oportunidade de praticar o turismo sustentável ganham destaque a partir de agora, é o que aponta a Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Além disso, nesta categoria – baseada em sustentabilidade -, há preferência para meios de transporte menos poluentes e serviços que evitem o desperdício.

Com isso, são priorizados os destinos nacionais. Esse público também dá preferência aos locais que limitam o número de visitantes e minimizam o impacto no meio ambiente, proporcionando visitas guiadas e seguras. Em contato com a natureza, o turismo de aventura e ao ar livre, será muito mais valorizado neste momento. Observa-se esse movimento tomando força devido a pandemia, que levou o turista a ressignificar seu modo de consumo.

Olá Jornal