Treinamentos sobre saúde e segurança no cultivo do tabaco já capacitaram mais de 3 mil pessoas

Olá Jornal
novembro29/ 2017

Conscientização. Esta é a palavra-chave para os produtores de tabaco, familiares e trabalhadores rurais que já participaram dos encontros técnicos itinerantes sobre saúde e segurança, conduzidos pela Alliance One em regiões de atuação da empresa no Sul do Brasil. Os 129 treinamentos realizados até o momento capacitaram mais de 3 mil pessoas, em 84 municípios do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os dados referentes aos treinamentos indicam que 65% dos participantes foram homens e 35% mulheres. Do total, 58% plantam tabaco do tipo Virgínia, enquanto 42% produzem Burley. Além disso, 58% dos participantes foram produtores de tabaco, 39% membros da família e 3% parceiros agrícolas.

Na Região Central do Rio Grande do Sul, 877 pessoas participaram de 32 treinamentos, realizados em Boqueirão do Leão, Candelária, Herveiras, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. Segundo o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Alliance One, Edson Menezes, a conscientização é o objetivo principal da iniciativa. “Buscamos promover a compreensão da teoria e demonstrar, na prática, os cuidados que os produtores devem adotar durante as fases de cultivo. Além disso, há a necessidade do cumprimento de legislações inerentes às atividades das propriedades produtoras de tabaco”, salienta.

Nos treinamentos, profissionais da empresa compartilham orientações teóricas e práticas sobre boas práticas agrícolas e segurança na aplicação de agrotóxicos. Os temas englobam o uso correto e completo dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); tecnologias para preservação ambiental, integridade do produto e custos associados; prevenção à doença da folha verde, durante o manuseio de tabaco úmido ou molhado; e gestão consciente da propriedade, como a utilização de lenha de origem legal. Ao final, certificados são entregues aos participantes.

Em 2018, os treinamentos serão agendados a partir de fevereiro. “As capacitações serão direcionadas, primeiramente, para os municípios onde foi constatada necessidade de aprimorar o conhecimento e a conscientização dos produtores integrados à empresa. Após, iremos estender e intensificar às demais regiões, com quatro profissionais dedicados a esta finalidade”, reforça Menezes.

SUSTENTABILIDADE

través dos princípios e práticas sustentáveis, a Alliance One investe na formação e capacitação de seus 19 mil produtores integrados. O Programa Tabaco Sustentável busca promover a produção com qualidade, gerando o menor impacto possível ao meio ambiente e proporcionando melhoria de condições socioeconômicas para as pessoas e comunidades envolvidas na atividade.

CRÉDITO: AI Alliance One 

Olá Jornal