Transporte Escolar na mesa de debates da transição

Guilherme Siebeneichler
novembro21/ 2016

O prefeito Airton Artus participou na última sexta-feira, 18, pela primeira vez, da reunião de transição com o grupo que assume a Administração de Venâncio Aires a partir de 1º de janeiro de 2017. No encontro ele desejou sorte ao novo governo e reiterou o interesse de disponibilizar todas as informações necessárias para o início do mandato. Entre os temas levados por Artus à reunião esteva o transporte escolar. O prefeito convocou o secretário municipal da Educação, Emerson Henrique, e a responsável pelo setor, Bruna Wollmann, para explicar aos novos gestores a necessidade de abrir processo licitatório para o transporte escolar ainda no final de 2016.

Com o objetivo de dar ciência ao novo governo, bem como buscar a aprovação do processo, os técnicos da Educação destacaram a necessidade de encaminhar ainda neste ano a licitação para, no início do ano letivo de 2017, previsto para fevereiro, o serviço estar apto a uso. Com valor de aproximadamente R$ 4,3 milhões, o processo é complexo e envolve a contratação de serviços fretados para transporte escolar de alunos da rede Municipal e Estadual, alunos da Pré-Escola, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Especial.

No debate esteve ainda o déficit no serviço, que apenas em 2016 superou R$ 1 milhão somente no atendimento dos alunos da Pré Escola, cujo Município não recebeu recursos para este atendimento. Além disso, os valores repassados pelo Governo Federal para auxiliar no transporte escolar, está defasado. Quanto aos repasses do Estado, os valores foram os mesmos de 2015, sendo novamente necessário a Prefeitura complementar o valor.

Nos últimos anos, a Administração Municipal ampliou de 10 para 23 roteiros de transporte escolar, atendendo da Pré-Escola ao Ensino Médio. Além disso, incluiu monitores em todos os roteiros e trabalhou na capacitação de motoristas e monitores. Atualmente são 3.018 alunos transportados diariamente pela Secretaria de Educação de Venâncio Aires.

CRÉDITO: Divulgação/AI PMVA

Guilherme Siebeneichler