Transição debate contratos da saúde e educação

Janine Niedermeyer
novembro18/ 2016

O encontro das equipes de transição de governos em Venâncio Aires, na manhã desta sexta-feira, 18, debateu mais detalhadamente os contratos que estão próximos do vencimento, como o do Hospital São Sebastião Mártir.

Com a presença de técnicos da Secretaria da Fazenda, o contrato foi apresentado e explicado pela Contadora do município, Janice Antoni. Os serviços do Samu e da UPA também entraram na pauta de análise. O contrato do município com a casa de saúde vence no próximo dia 31 de dezembro e já está em processo de renovação.

O transporte escolar também foi tema de análise, uma vez que precisa ser licitado logo para não ocasionar problemas com o início do ano letivo das escolas. Com a nova legislação que obriga crianças acima de quatro anos estarem matriculadas em escola regular, o serviço também precisou passar por adaptação. Um levantamento técnico feito pela Secretaria de Educação apontou exatamente onde estão estes alunos que precisam ser matriculados e transportados pelo município.

As equipes de transição seguem em sintonia, com um trabalho focado em troca de informações e esclarecimentos necessários para a mudança na gestão do município. Na próxima semana, o encontro terá presença de técnicos da secretarias de Obras, Planejamento e Agricultura. Também na próxima semana, Giovane e Celso iniciam o roteiro de visitas aos departamentos e pastas para conversar com servidores e ver o andamento do trabalho.

Hospital

Acompanhado pelo presidente da comissão de transição, Nestor de Azeredo, Giovane Wickert esteve à tarde no Hospital São Sebastião Mártir. O encontro com o presidente Oly Pedrinho Schwingel e demais integrantes da diretoria debateu a parceria entre a Prefeitura e a casa de saúde.

Wickert relatou as dificuldades do município e defendeu a ideia de prorrogar o contrato por um período de 120 dias para poder analisar melhor e então fazer a renovação.

“Precisamos otimizar os gastos sem prejudicar o hospital nem a população. A instituição é nosso parceiro no trabalho com a UPA, que têm o menor custo das unidades do país. A direção está ciente dos problemas que vamos enfrentar e disposta em acharmos caminhos para melhorar sem aumentar os gastos”.

Fonte e foto: Adriene Antunes/ Assessoria

Janine Niedermeyer