Transferência da UTC Brasil repercute em entidades de classe e gestores públicos de Venâncio

Olá Jornal
fevereiro17/ 2021

A UTC Brasil Indústria e Comércio de Tabaco Ltda encerrará o processamento de tabaco em Venâncio Aires no fim deste ano. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, 15, aos colaboradores da empresa. No ato, a direção afirmou que está adquirindo uma planta industrial em Santa Cruz do Sul, sua nova casa a partir de 2022.

Com cerca de 240 funcionários já operando nesta safra, a direção garante que a negociação não afetará a relação com os trabalhadores que chegam a 800 no total da safra. Há 08 anos no município, a UTC está instalada na antiga sede da Interfumos, às margens da RSC-287.

A empresa é a terceira na geração de empregos no setor tabacaleiro, o principal empregador no município. A indústria ocupa atualmente a 6ª posição entre as maiores de Venâncio Aires por retorno de ICMS.

EMPREGABILIDADE
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo, Alimentação e Afins de Venâncio Aires, Rogério Siqueira, lamenta a decisão. Ele afirma que já havia feito contato com a empresa, que negava a transferência. Mesmo assim, alertou a atual Administração Municipal que não esclareceu o assunto.

“Lamentamos que estejam saindo e lamentamos que a administração municipal não tenha corrido a tempo para satisfazer as necessidades da empresa em permanecer no município. Não houve retorno para o sindicato, nem da empresa, nem do Município. Uma empresa desse porte já trabalha mais tempo com uma decisão desse nível, no nosso entendimento”, afirma Siqueira.

O dirigente ainda lamenta a saída da empresa pela relevância que possui na empregabilidade do município e pela sua capacidade futura. “É lamentável pois trata-se de uma empresa que está em crescimento e sair daqui coloca a situação da população de Venâncio, frente a crise, em uma posição ainda pior”.

NEGÓCIOS
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) afirma que a decisão da empresa foi em nível global, sem que o município pudesse interferir. “Estivemos reunidos com a direção e fomos comunicados que a decisão já estava tomada desde o fim do ano. Foram colocadas à disposição áreas maiores, mas a empresa já tinha firmado negociação em nível mundial.”

Para o prefeito, decisões como essa extrapolam a capacidade do Município uma vez que o setor possui uma dinâmica própria. “Temos uma boa relação com todas empresas tabacaleiras instaladas aqui. É uma questão econômica, o fumo passa por uma dificuldade e essas reordenações de empresas e logísticas saem da alçada da prefeitura”.

Além disso, Rosa considera fundamental investir na diversificação de negócios. “Nosso trabalho é continuar investindo nos empreendedores e cada vez mais em diversificação, não podemos ficar refém de um setor econômico. O importante é que não estão saindo por causa do município e temos que continuar trabalhando, dar condições de crescimento”, avalia.

EXPORTAÇÃO
Segundo o prefeito, a empresa manterá o CNPJ no município, mantendo assim as operações de exportação por Venâncio Aires. “Manteremos o retorno de ICMS, inclusive temos assinado o convênio de incentivo aprovado no ano passado”.

O projeto de incentivo municipal aprovado ainda no fim do ano passado pelos vereadores prevê restituição de 50% do ICMS da parcela do município pelo período de cinco anos. Como contrapartida, a empresa se compromete com aumento no Valor Adicionado de R$ 40 milhões no período de cinco anos. O incentivo também foi aprovado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Comercial e Industrial de Venâncio Aires (COMDICVA).

GOVERNO PASSADO

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) afirma que foi pego de surpresa uma vez que o seu governo trabalhou em incentivos industriais para a produção, cujo projeto de lei foi aprovado em dezembro de 2020. “Desde novembro tratamos esse assunto com prioridade. Realizamos visitas a empresa e discutimos potenciais de negócios e incentivos. Conseguimos aprovar a lei em sessão extra no fim do ano e projetávamos a assinatura do convênio até o encerramento do mandato, o que não ocorreu”.

Segundo Wickert, a assinatura ficou para a atual gestão e em contato com a empresa até o dia 31 de dezembro de 2020, não havia indicativo de negativa do acordo firmado.

OPORTUNIDADE
De acordo com o diretor presidente da UTC Brasil, Carlos Eduardo Genehr, a empresa está transferindo o processamento de tabaco para a cidade vizinha devido à necessidade de aumento da capacidade da unidade industrial, bem como melhorias operacionais, que não são possíveis na unidade de Venâncio Aires.

Ao mesmo tempo, ressalta que atualmente a empresa já possui trabalhadores vindos de outros municípios, incluindo Santa Cruz do Sul, e que os funcionários de Venâncio Aires serão convidados a continuarem na nova unidade.

Genehr afirma ainda que a decisão foi tomada recentemente com o surgimento da oportunidade de negócio, não tendo relação com políticas públicas do município. “Venâncio fez o que estava ao alcance, foi uma opção que apareceu no mercado. Nenhuma outra opção seria viável neste momento, foi uma questão de oportunidade”, destaca.

Em relação a manutenção das operações de exportação no município, o diretor adianta que a possibilidade ainda é avaliada, já que a empresa conta com benefício fiscal aprovado antes da negociação da aquisição da nova unidade.

Olá Jornal