Trajetória exportadora da Souza Cruz é destaque no Prêmio Sul for Export

Guilherme Siebeneichler
setembro14/ 2017

Durante o 3º Fórum de Comércio Exterior do Sul –  O desafio da Competitividade, realizado na tarde da última terça-feira, 12, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Souza Cruz, empresa integrante do Grupo British American Tobacco (BAT), teve sua trajetória exportadora reconhecida pelo Prêmio Sul for Export.  “Este prêmio é o resultado do comprometimento e atitude de todos os nossos colaboradores, bem como do Sistema Integrado de Produção, um modelo vitorioso implementado pela Souza Cruz e que completa 100 anos em 2018. Temos orgulho de ser, há alguns anos, o maior exportador de tabaco do país”, destacou o gerente de Exportação, Alex Genehr, que representou a empresa na ocasião, juntamente com o gerente de Supply Chain, Carlos Vitali.

Promovido pela Fiergs e Federações da Indústria de Santa Catarina (Fiesc) e do Paraná (Fiep), com realização da Revista Amanhã, o Prêmio reconheceu as grandes empresas que se destacaram no comércio exterior da Região Sul em 2016, seja pelo volume total exportado ou por sua liderança no respectivo setor. A premiação, cuja solenidade de entrega contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, José Paulo Cairoli, utiliza como base os dados oficiais do Ministério da Indústria, Comércio  Exterior e Serviços.

Atualmente, a Souza Cruz possui clientes em todos os continentes e em mais de 45 países. De todo o volume de tabaco comprado pela BAT, 40% são oriundos do Brasil. Sozinha, a empresa é responsável por aproximadamente 25% do total de exportações brasileiras de tabaco, ficando entre as 100 maiores exportadoras do país. Com 114 anos de história e com uma trajetória exportadora iniciada em 1969, a empresa tem como principal destino de exportação a Europa, seguida pela Ásia, América do Norte, América Latina, África e Oriente Médio.

Produção

No campo, a Souza Cruz é pioneira no Sistema Integrado de Produção de Tabaco, iniciado em 1918. Mantém cerca de 27 mil produtores integrados na Região Sul do Brasil, orientados por uma equipe formada por mais de 200 técnicos agrícolas e engenheiros agrônomos. Suas unidades de processamento estão localizadas em Santa Cruz do Sul (RS), Rio Negro (PR) e Blumenau (SC), atendendo também o mercado doméstico no fornecimento à sua fábrica em Uberlândia (MG).

Sobre a Souza Cruz

Sediada no Rio de Janeiro, a Souza Cruz é uma das mais relevantes empresas do Brasil. Líder de mercado, atua desde o plantio do tabaco até a distribuição de cigarros, há 114 anos. É considerada uma força no varejo nacional e na exportação de tabaco.

Sua cadeia produtiva mantém 6,5 mil colaboradores diretos, cerca de 200 mil empregos indiretos e 27 mil produtores rurais integrados de tabaco, que geram solução de renda para mais de 100 mil famílias no campo. Seus produtos chegam a 265 mil varejistas em quase 5.500 municípios, o que constitui a mais complexa e abrangente operação de distribuição da British American Tobacco (BAT), controladora da empresa.

CRÉDITO: Four Comunicação

Guilherme Siebeneichler