Trabalho infantil em debate durante seminário nesta terça-feira

Olá Jornal
outubro21/ 2019

Na terça-feira, 22, a partir das 13h30min, ocorre na Câmara Municipal de Vereadores o I Seminário Municipal de Capacitação a Rede Sócio Assistencial. Organizado pela Comissão Municipal de Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Competi), em parceria com o Ministério Público o evento abordará o tema “Trabalho Infantil: Um Desafio a Ser Enfrentado em Rede”.

Segundo a secretária executiva da Competi no Município, Letícia Wilges, as atividades ocorrem em âmbito regional. “Será um evento regional, convidamos todos os municípios vizinhos devido à grandiosidade das palestrantes, assim como, toda a rede aqui de Venâncio com foco maior nas escolas municipais e nas agentes de saúde”.

Segundo ela, esse será um momento para desmistificar o que se tem no senso comum sobre trabalho infantil, diferenciar trabalho de tarefa e todas as consequências que o trabalho precoce pode ocasionar na vida das crianças e dos adolescentes, complementa.

O seminário buscará enfatizar também questões sobre a importância de denunciar situações de trabalho e exploração infantil, mitos e formas de encaminhamento junto a rede socioassistencial, o papel dos serviços da rede e as ações executadas para um atendimento eficaz, o acompanhamento de crianças e adolescentes, assim como, os mitos e formas de orientação junto às famílias na busca de soluções para melhorar o convívio.

A palestra será ministrada pela assistente social e chefe da assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica, Vitória Raskin, e pela procuradora e coordenadora nacional de Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente, Patrícia de Mello Sanfelice, ambas da Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) da 4ª Região.

Programação
13h – Credenciamento
13h30min – Solenidade de Abertura
13h45min – Início da Palestra: “Trabalho Infantil: Um desafio a ser enfrentado em rede” com a Assistente Social Vitória Raskin e a Procuradora Patrícia de Mello Sanfelice.
15h – Coffe Break
15h15min – Retorno à palestra
17h – Encerramento com momento cultural

Olá Jornal