Tour do Redescubra leva comunidade ao Cerro do Baú

Guilherme Siebeneichler
setembro05/ 2017

O domingo foi um dia típico de verão, com altas temperaturas. Um dia perfeito para relaxar e atrair boas energias vindas da natureza. Foi esse o programa da turma que participou do terceiro tour do “Redescubra Venâncio”. O destino foi o Cerro do Baú, localizado no 7º Distrito, em Vila Arlindo. Ao todo 57 pessoas embarcaram no ônibus em frente a Praça Coronel Thomaz Pereira com destino ao Cerro.

Segundo a Coordenadora de Turismo Angélica Diefenthäler, a turma foi composta por pessoas de diferentes idades, prevalecendo casais. Além disso, outras pessoas que foram por conta própria também puderam aproveitar as atrações oferecidas. No trajeto, o grupo fez uma parada na comunidade de Linha Tangerinas, onde foram recepcionados com canções no santuário mantido por moradores.

Chegando no Cerro do Baú, a turma seguiu em caminhada até o topo do morro, sob a condução da guia de turismo, Sonia Lang. No trajeto fez uma parada na fonte de água natural apaziguando o forte calor da tarde de domingo. No topo, foram recebidos pelo proprietário do local, o empresário Marcolino Coutinho, que emocionado, compartilhou com os presentes os seus sonhos em relação ao lugar.

Após, o instrutor de ioga, Luiz Carlos Ruschel conduziu exercícios de introdução à meditação e técnicas de relaxamento.

Conforme Angélica, o ponto alto do passeio foi o lanche temático, preparado à base de erva-mate, que agradou o paladar do grupo. As iguarias foram carinhosamente preparadas pelas alunas do curso de gastronomia da Ibramate, sob a coordenação da empreendedora Bette Machado. Ocorreu também a venda de cucas, biscoitos e hortaliças por agroindústrias do município.

Para marcar a ação, foi plantado uma muda de erva-mate, árvore símbolo do Rio Grande do Sul, pelo empreendedor Marcolino Coutinho e secretário Nelsoir Battisti. O prefeito Giovane Wickert e o vice Celso Krämer também prestigiaram o evento.

A Coordenadora de Turismo destaca que o terceiro tour foi um sucesso. “Um cenário maravilhoso! O Cerro do Baú encanta pelas possibilidades de contemplação e conexão com a Mãe Natureza. O proprietário está de parabéns. As primeiras benfeitorias já demonstram o capricho e cuidados com o meio ambiente”, avaliou Angélica. “Outros Redescubra serão realizados, mas para os próximos a teremos um passeio de observação astronômica no município. Estamos definindo os últimos detalhes”, enfatiza.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

Guilherme Siebeneichler