Tolerância, Felicidade e Opinião Pública pautam redação no Vestibular Unisc

Janine Niedermeyer
novembro26/ 2016

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) aplica ao longo da tarde deste sábado, 26, seu Vestibular de Verão 2017. Além da apreensão para responder as questões de múltipla escolha, que somam 60, a redação é um dos pontos que sempre faz com que os candidatos estejam a par dos mais variados temas da atualidade.

Neste processo seletivo, a Unisc trouxe três propostas a serem trabalhadas através de textos argumentativos. O tema 1 sugere que a pessoa trata das questões de tolerância, ligadas as manifestações de ódio e intolerância nos dias atuais.

No tema 2, a ideia é que o candidato traga sua definição a partir da pergunta: O que é ser feliz? E pra fechar, a terceira opção para elaborar a redação pede que o inscrito no Vestibular aborde “Opinião Pública”, relacionados a formação de opinião e neutralidade e isenção dos meios de comunicação.

O processo está sendo aplicado no campus sede em Santa Cruz e nos demais campi, como em Venâncio Aires, onde desta vez apenas serão preenchidas vagas no curso de Direito. A coordenadora do campus local, Andréia Haas afirmou que para Administração não houve um mínimo de inscritos do ponto de equilíbrio estabelecido pela Unisc.

Dessa forma, conforme Andréia, 85% das pessoas que haviam feito o cadastro para Administração em Venâncio optaram por Santa Cruz do Sul. Alguns candidatos conseguiram fazer a prova no campus da Capital do Chimarrão, mas para ingresso na Unisc sede. Uma sala foi usada no município para aplicar o processo seletivo.

Gabarito

A Unisc divulgou o gabarito da prova única do Vestibular de Verão 2017 para todos os cursos, exceto para Medicina, que adota um processo diferenciado e cujas inscrições seguem abertas até o dia 30 de dezembro. A prova foi realizada neste sábado, dia 26 de novembro, em Santa Cruz do Sul e nos demais campi da Instituição, em Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.

O processo seletivo teve mais de 3 mil inscritos e reuniu candidatos vindos de 148 municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com um índice de abstenção de 12%. As novidades para essa edição foram os cursos de Biomedicina e de Engenharia de Controle e Automação.

“Foi a primeira edição nessa nova metodologia de realizar processos seletivos separando a Medicina dos demais cursos, onde, apesar do contexto atual econômico e social, tivemos mais inscritos comparado com ano anterior para esses cursos. Então, estamos satisfeitos com o resultado e por termos realizado mais um bom Vestibular”, disse a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer.

O listão dos aprovados será disponibilizado nesta terça-feira, dia 29 de novembro, a partir das 17 horas, no site da Unisc e para os veículos de comunicação. CONFIRA O GABARITO AQUI

Janine Niedermeyer