Todos prontos para a campanha de vacinação

Olá Jornal
agosto04/ 2018

A partir do dia 06 de agosto, crianças entre 1 e 5 anos podem ir ao posto de saúde receber vacina contra a poliomielite e o sarampo. Neste ano a campanha ganha mais força no município, pois dois casos suspeitos serem registrados.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica e Imunizações de Venâncio Aires, Carla Lili Mülller, todas as crianças, independentemente da situação vacinal, devem receber a vacina.
Conforme Carla, nos últimos anos não foram realizadas campanhas de vacinação específicas. “As campanhas normalmente eram de multivacinação, para pôr as cadernetas de vacinação em dia”, comenta.
De acordo a profissional, este aumento de casos de doenças que já haviam sido erradicadas, vêm da despreocupação das pessoas. “A maioria pensa que se está erradicada, não há mais problema. Além disso, existiem notícias falsas e os movimentos anti-vacina”, justifica.
A campanha nacional de vacinação foi lançada na última terça-feira, 31, pelo Ministério da Saúde e ocorrerá até o dia 31 de agosto. O objetivo é imunizar 95% das crianças que fazem parte do público alvo.

DIA D
No dia 18 de agosto, ocorrerá o Dia D de mobilização, alguns postos de saúde devem abrir em horário diferenciado.

CASOS
De acordo com Carla, no município dois casos suspeitos de sarampo estão em investigação. “Um deles é em um bebê que ainda não tinha recebido a vacina contra a doença”, comenta.
O Brasil tem 822 casos confirmados de sarampo em 2018. Atualmente, o país enfrenta dois surtos da doença, em Roraima e no Amazonas.
Ainda não há novos casos de poliomielite no Brasil. No entanto, os casos da doença aumentaram em outros países.

Olá Jornal