Todos desafiados a se mexerem por 15 minutos dia 30

Olá Jornal
maio16/ 2018

‘Você se mexe e o mundo mexe junto’. O slogan do Dia do Desafio instiga a cada um sair da rotina dia 30 de maio e praticar algum exercício físico. O mesmo acontecerá simultaneamente em 20 países do continente americano.No RS serão 492 municípios que estarão promovendo atividades durante toda a quarta-feira, do dia 30. Definido em sorteio, Venâncio Aires terá como cidade adversária Chacao, da Venezuela. A cidade venezuelana será a adversária pelos próximos três anos. Em Venâncio o objetivo é mobilizar mais de 40% da população.Para a gerente local do Sesc, Diane Lacerda Araújo, o Dia do Desafio é um incentivador para que a prática de alguma atividade física. “Esses 15 minutos no Dia do Desafio servirão para que se saia da zona de conforto e se crie hábitos mais saudáveis, diminuindo com isso problemas de saúde”, destacou ela durante o lançamento regional do Dia do Desafio, realizado nesta terça-feira, 15, na Câmara de Vereadores de Venâncio. Na ocasião, além de autoridades municipais, representantes do Sesc de cerca de 20 municípios da região. Além de pronunciamentos e convites feitos pela gerente do Sesc, Diane Araújo; do prefeito Giovane Wickert, vice-prefeito Celso Krämer e presidente da Câmara de Vereadores, Sandra Wagner; também foram feitos relatos por duas atletas amadoras do município. Loiva Adams, bancária aposentada e que participa ativamente de inúmeras corridas estado afora e alcançando lugares nos pódios; e ainda da patinadora Fernanda Bortoluzzi, que desde 2012 compete em campeonatos estaduais e hoje estando na Classe Internacional, disputa em torneios nacionais e internacionais. Ambas enfatizaram o quão importante é o desafio de se superar a cada nova prova e obstáculo. Além delas, o grupo Divas do SUS, coordenadas pela educadora física Eliane Turcatto, apresentaram algumas coreografias e interagiram com os participantes.

Participe
Para validar a sua contribuição no dia 30 de maio é preciso ligar e informar ao Sesc – pelos telefones 3741 5668 ou 3741 0497, qual a atividade que praticou e quantas pessoas participaram. Valem atividades realizadas da 00h01min até às 20h, do dia 30. Empresas e grandes grupos que tiverem interesse também podem contatar o Sesc, que estará disponibilizando gratuitamente, um instrutor físico para desenvolver alguma atividade no dia.
O ato oficial de abertura do Dia do Desafio de Venâncio, ocorre em 30 de maio às 7h30min e será realizado na Travessa São Sebastião Mártir, onde autoridades e demais pessoas estarão realizando alguma atividade. Em caso de chuva, a movimentação ocorrerá no ginásio do Colégio Bom Jesus.

Desafio Social
Além do desafio proposto para sair da rotina e se ‘mexer’, o Sesc também lançou o Desafio Social. O objetivo é arrecadar pares de tênis que estejam em boas condições. Em Venâncio, quem tiver calçados para doar, poderá deixar no Sesc ou nas escolas (CAJ, Oliveira e Gaspar) . Alguns grupos de amigos e equipes de futebol/futsal também já estão se mobilizando. A Alaf, time de futsal de Lajeado, propôs o desafio a Assoeva, cujos jogadores irão doar pares de tênis até o fim desta semana.
Todas as doações arrecadas em Venâncio, serão distribuídas no município para pessoas que estiverem necessitando.

Olá Jornal