Tocha Paralímpica é acesa em Brasília

Janine Niedermeyer
agosto25/ 2016

A chama dos Jogos Paralímpicos Rio 2016 já arde no Brasil. Em cerimônia realizada nesta quinta-feira, 25, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a tocha Rio 2016 foi acesa pelo presidente em exercício, Michel Temer, que passou a chama para o campeão Paralímpico de atletismo Yohansson Nascimento, representante dos atletas no evento.

A cerimônia contou também com as presenças do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, do Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, e do presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro, Andrew Parsons.

“Os Jogos Paralímpicos vão engrandecer o Brasil. O país volta a ser o centro do mundo. A experiência de termos realizado os Jogos Olímpicos, classificados por muitos como os melhores da história, nos garantem que os Jogos Paralímpicos seguem na mesma direção. Vamos receber o mundo Paralímpico em uma cidade transformada”, afirmou Nuzman.

O revezamento da tocha Paralímpica começará na próxima quinta (1º) e passará por cinco cidades, uma em cada região do país – Brasília, Belém, Joinville, Natal e São Paulo. Nos dias seis e sete, data da cerimônia de abertura dos Jogos, o revezamento acontece no Rio de Janeiro.

Primeiro atleta a ter contato com a tocha Paralímpica, Yohansson prevê dias de sucesso para o esporte brasileiro durante os Jogos Rio 2016. Otimista, o alagoano garante que a meta estabelecida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, de terminar entre os cinco primeiros colocados do quadro de medalhas, será atingida.

“Não tenho dúvida que os Jogos Paralímpicos serão um sucesso também. Os brasileiros estão treinando muito. Nossa meta de ficar entre os cinco primeiros é muito ambiciosa, mas tivemos todo apoio que precisamos para chegar lá. Estamos preparados e vamos conseguir. Não tenho dúvidas de que vamos ouvir o Hino Nacional todo dia conosco no alto do pódio”, disse o atleta.

Fonte: Rio 2016 / Foto: Beto Barata/PR

Janine Niedermeyer