Thedy Corrêa fala do papel da leitura nas narrativas do mundo na Feira do Livro

Olá Jornal
junho22/ 2019

A importância das narrativas no mundo de hoje e o papel fundamental da leitura nesse cenário é o que o público pode esperar da participação do patrono da 20ª Feira do Livro, Thedy Corrêa. O músico e escritor estará na cidade no dia 25 de agosto, durante evento que será realizado no Parque do Chimarrão.

Com o tema “Tudo a Ler”, que sugere a convergência das formas de leitura, seja no impresso e no digital, Thedy defende a qualidade do texto como o principal a ser considerado em qualquer formato e não acredita no fim do livro impresso a curto ou médio prazo. “A experiência sensorial da relação com o impresso ainda é muito valorizada. Devemos nos aproximar da leitura não importa em qual formato. A palavra escrita é resultado de muito trabalho, escrever, revisar, reescrever.”

Para ele, a grande transformação nos processos, forma e monetização que o digital trouxe à literatura e à música deve ser compreendida, por trata-se de um processo evolutivo sem volta. “É uma evolução dos meios que não admite retrocesso, temos que compreender isso ao invés de opormos resistência. O que falta, realmente, é uma política justa de direitos autorais, onde o gerador das ideias – o artista – precisa ser pago para poder sobreviver de seu trabalho”, avalia.

EDUCAÇÃO
Em um momento delicado de acirramento das opiniões nas redes muitas vezes de forma rasa e descontextualizada, somadas ao crescimento de fake news e problemas de interpretação, o patrono acredita que a falta de leitura possa contribuir para este cenário. “Onde não existe educação não existe respeito. As pessoas que leem pouco tem muita dificuldade de compreender a conjuntura dos acontecimentos históricos. Também existe uma truculência digital nas redes, típica de quem não tem princípios de debate civilizado e respeito pela opinião alheia, ou seja, uma compreensão limitada e tosca das relações numa sociedade moderna. É lamentável”, afirma.

O vocalista da banda Nenhum de Nós, que já esteve na Feira do Livro em 2015, retorna à Capital do Chimarrão como patrono do evento. “É uma grande honra pois sou um novato no mundo literário. Creio que meu trabalho ganha relevância ao aproximar a música da literatura e talvez o convite tenha contemplado essa ideia.”

LIVRO
Thedy está com um novo livro para ser lançado e a expectativa é de que possa ocorrer durante a feira. Intitulada “Imersão”, a obra está em campanha no site de financiamento coletivo Catarse. Por meio do link catarse.me/imersão o público pode comprar o livro antecipadamente para financiar sua impressão. “Seria maravilhoso se as pessoas colaborassem”.

Olá Jornal