Testagem segue como estratégia para diminuir casos da Covid-19

Olá Jornal
maio22/ 2020

Venâncio Aires possui 128 pessoas que testaram positivo para o novo Coronavírus (Covid-19). No total são mais de 477 testes realizados, o que representa 26,8% de positivos. A estratégia de aumentar a amostragem é adotada pelo Município para ampliar a área de controle dos casos em que há isolamento domiciliar. Isso quer dizer, que com mais casos positivos para a doença, maior é o controle de pessoas próximas e locais onde o paciente transitou. Aliado a isso, uma equipe médica realiza o acompanhamento dos casos confirmados e das pessoas próximas, objetivando ampliar o controle da doença.

Além dos casos confirmados, a Capital do Chimarrão possui seis mortes pela Covid-19. Para garantir maior testagem de casos suspeitos, a Prefeitura de Venâncio Aires aguarda a entrega nos próximos dias de 1,5 mil testes rápidos adquiridos a partir de pregão realizado pelo Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Pardo (Cisvale).

Somam-se também aos testes outros 520 kits recebidos por meio da Secretaria Estadual de Saúde. Até o momento, laboratórios privados já realizaram 117 testes, com 38 confirmações. Já o laboratório central do Rio Grande do Sul (Lacen) realizou 113 análises, com 28 confirmados. Com testes rápidos foram analisados 247 exames, com a confirmação por Covid-19 de 66 pessoas. Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), o momento é de testar para garantir amostragem. “Estamos neste momento aguardando os novos kits adquiridos pelo Município e se soma a isso novos testes encaminhados pelo Governo do Estado.”

TESTES
Os testes rápidos são para pessoas com mais de 50 anos, profissionais que trabalhem em veículos de transporte de cargas e no transporte coletivo de passageiros, trabalhadores de estabelecimentos de saúde e de vigilância em saúde, pessoas que residam com quem teve confirmação para Covid-19 (contactantes domiciliares) e população privada de liberdade serão alguns dos públicos atendidos.

BAIRROS
Em Venâncio Aires até o momento 19 bairros/loteamentos possuem casos confirmados com o novo Coronavírus, sendo que Coronel Brito e Cidade Nova são as duas localidades com maior número de pessoas com Covid-19. Depois deles, o Gressler vem com nove casos; Centro e Aviação com sete; e o restante, Morsch, Santa Tecla, Brígida, Cidade Verde, Bela Vista, São Francisco Xavier, Cidade Alta, Xangrilá, Baron, Cruzeiro, União, Macedo, Battisti, e o interior, oscilam entre um e seis casos.

Olá Jornal