Testagem em massa para Covid-19 em Venâncio já aplicou 5 mil testes

Olá Jornal
agosto15/ 2020

Venâncio Aires abriu a testagem em massa para todos os públicos nesta semana para identificar a circulação do novo Coronavírus (Covid-19). Iniciada na última semana, os testes rápidos foram priorizados para os grupos de risco e os servidores da área da saúde. No sábado, 08, foi realizado o Dia D de testagem no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foram realizados cerca de 5 mil testes na população de Venâncio Aires. O lote possui 15 mil kits, com investimento superior aos R$ 800 mil.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), a expectativa é de aumento na procura pela testagem nos próximos dias. “Os números atuais são muito bons. Acreditamos que nesta semana a demanda terá mais crescimento,” argumenta.

A proposta de testar o maior número de pessoas busca garantir o monitoramento da circulação do vírus na cidade. O objetivo é de identificar casos positivos e isolar, buscando evitar a proliferação de forma mais intensa na cidade. A Capital do Chimarrão é a primeira no estado a realizar este tipo de amostragem em larga escala.

Além dos postos de atendimentos na área urbana e perímetro rural, pontos volantes de testagem são organizados para a semana. Nestes locais também será possível contar com atendimento de saúde. Os interessados em realizar a testagem precisam responder um questionário e aguardar o resultado do exame.

A Prefeitura de Venâncio Aires realizou a compra de 15 mil testes rápidos para mapear a evolução da Covid-19 no município. Com o número é possível analisar 20% da população. Se necessário, será adquirido outro lote de 15 mil testes, com a ideia de alcançar 40% dos moradores da Capital do Chimarrão.

Olá Jornal